Páginas

sábado, 13 de setembro de 2014

Tirando o visto americano em Brasília - parte II

Olá!!!

Fomos tirar o visto no final do mês de agosto. Ficamos hospedados no Mercure Brasília Líder, em um quarto alugado por temporada (explico tudo sobre isso em outro post) e ele ficava há cerca de 10 minutos (de carro) tanto do CASV quanto do Consulado. Vou falar dessas etapas agora, vamos lá?
  • CASV em Brasília:
Extremamente organizado (filas organizadas por horário) e funcionários muito educados. Nosso horário era 9:00, mas chegamos bem cedo lá. E sinceramente, foi a melhor coisa que fizemos, quando chamaram o nosso horário fomos os primeiros a ser atendidos. 

Mostramos o passaporte e a folha de confirmação do DS-160 ao funcionário, ele perguntou se era o primeiro visto americano, confirmou o endereço e o dia da entrevista e nos encaminhou para uma pequena fila para tirar a foto e cadastrar as digitais. Fui com meu marido, cada um foi para uma cabine, cadastramos as digitais, apresentamos as fotos das crianças e pronto. Fim!

Detalhe importante: No CASV deixam entrar com bolsa, mas fazem uma revista básica na entrada e celular deve entrar desligado. De qualquer forma tem um guarda-volumes bem na frente (lá tb imprimem o DS-160, mas não recomendo, ouvi falarem que estavam cobrando 20 reais para imprimir UMA folha!!!)

Que documentos vou precisar? Passaporte, folha impressa de confirmação do DS-160 e a foto (5X5 ou 5x7) dos isentos de entrevistas (crianças ou idosos, por exemplo). SOMENTE isso!!! 

Endereço: SCS, Qd 8 Bl B sala 340 – Setor Comercial Sul. Fica no Ed. Venâncio 2000, bem ao lado do Shopping Pátio Brasil.

Tem onde estacionar? Sim. Tanto no edifício onde funciona o CASV quanto no shopping Pátio Brasil que fica ao lado (e sim, o estacionamento abre antes das 10 horas).
  • Entrevista no Consulado:
Nosso horário era o primeiro.Chegamos super cedo e fomos direto pra fila. Antes de entrar no Consulado um funcionário explica, calmamente, que não pode entrar celular, câmera, calculadora, maquiagem, espelho, remédio (uma moça estava com um colírio e teve que jogar fora), pasta, sombrinhas...ou seja, quase nada, rsrsrs. 

O que eu recomendo? Vá somente com uma pastinha (que pode entrar) e os documentos. O resto ou deixa no hotel, no carro ou em um dos dois guarda-volumes que tem na frente do Consulado.

Depois disso, vai passar por um detector de metais com direito a raio X da bolsa e tudo. Eles olham e perguntam tudo: "A senhora pode mostrar sua bolsa para o meu colega ver?" - perguntaram para uma moça que estava atrás de mim. Se encontrarem algo que não está autorizado vão pedir que deixe lá fora em algum guarda-volume, ou seja, reforço, vá só com a pasta pra não errar!

Passando por aí, você vai entregar os passaportes (se estiver em família entrega todos juntos) e os formulários de confirmação ficam com você, ai é orientado a ir para uma sala de espera aguardar que vão chamar pelo nome para a entrevista.

A sala de espera do Consulado em Brasília é enorme, cabem mais de 250 pessoas e tem até um espaço para as crianças brincarem (achei fofo isso!). Pontualmente nos chamaram. Fomos para um guichê, eu e meu marido (quem vai tirar em família faz a entrevista junto) e falamos com a funcionária do Consulado, educadíssima, por um interfone. A entrevista foi toda em português.

O que ela nos perguntou:  Quando chegamos ela deu bom dia, perguntou para onde íamos viajar, se já havíamos viajado para fora do Brasil alguma vez (e se você já foi, já é um ponto a seu favor!), perguntou nossa profissão e se éramos estudantes (pq na época que preenchi o formulário eu fazia uma pós e marquei que estava estudando), respondi que não, que já havia terminado a pós que estava fazendo. Ela informou que o visto estava aprovado (aê!) e nos desejou boa viagem. Não durou 3 minutos!! Não precisamos apresentar nenhuma documentação!

Que documentos vou precisar? Leve o passaporte, a confirmação do DS-160 e documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil.

Endereço:  Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03.

Tem onde estacionar? Bem na frente tem estacionamento público. 


Leia mais sobre o assunto:

2 comentários:

  1. Bem simples, mas dá aquele friozinho na barriga, né!
    Preciso renovar o meu, que venceu em junho. Aiaiaiai...
    Ótimo post, viu!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir