quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Primeiro Dia - Gramado

GRAMADO
Primeiro Dia

Quem falou que viajar com bebê de colo é impossível? Cansativo isso é, mas impossível, não! Nadinha! Fizemos nossa primeira viagem com nosso filho bebê (que fez 5 meses na viagem) e nossa filha mais velha para Curitiba (o post sobre Curitiba vem depois, preciso organizar as fotos e juntar com a viagem do ano passado que fizemos pra lá também), Porto Alegre e para o Natal Luz, em Gramado (Serra Gaúcha). Vou falar do roteiro que fizemos e dar algumas dicas de como aproveitar o máximo possível.

Pegamos um voo de Curitiba para Porto Alegre, lá alugamos um carro. Para quem vai com criança e bebê de colo, como é o nosso caso, não compensa pegar uma van com transfer, principalmente pela questão da segurança. Assim você pode instalar o bebê conforto com tranquilidade. Algumas locadoras disponibilizam o aluguel de itens de segurança (bebê conforto, booster, cadeirinha) caso você não queira levar o seu.

Para vocês terem uma noção: o valor do transfer Porto Alegre - Gramado - ida e volta - é o mesmo do aluguel do carro por 8 dias, com kilometragem livre.

Dica: Se a sua intenção é pegar a Serra Gaúcha, dê preferência a um carro de 1.4 para cima, para andar com tranquilidade na serra. Pegamos um Fiesta Sedan 1.0 e sentimos que o carro não desenvolvia bem na serra, ainda mais com o peso das malas.

Vamos ao roteiro então...

Pegamos a chamada "Rota Romântica", saindo de Porto Alegre até Gramado, nosso principal destino, são aproximadamente 115 km.

O percurso é belíssimo, a estrada maravilhosa e toda sinalizada. A estrada é na serra, por isso, cuidado redobrado e há vários radares, nosso GPS informava todos.

Dica: Importante o uso do GPS em locais que não conhecemos. Ficamos bem mais tranquilos para circular livremente.

Rota Romântica (Fonte: Arquivo Pessoal)
Visão do Morro Reuter (Fonte: Arquivo Pessoal)

A última cidade antes de Gramado, é Nova Petrópolis. No caminho para Gramado, você passará na frente do Labirinto Verde. Vale a pena uma parada para fotos, compras de lembrancinhas, um lanchinho e para as crianças se divertirem tentando achar o caminho dentro do labirinto.

espelhodesi.blogspot.com.br
Praça das Flores - Nova Petrópolis/RS  (Fonte: Arquivo Pessoal)

Labirinto Verde, na Praça das Flores - Nova Petrópolis/RS  (Fonte: Arquivo Pessoal)
Ainda em Nova Petrópolis, tem o Outlet da Dakota. Vale a pena uma paradinha para conferir os preços! Até Gramado, é bem rapidinho (em torno de 30 km), no caminho tem um pedágio, no valor de R$7,90.

Antes de passar pelo pórtico de Gramado, você passará na frente do Snowland, que é o primeiro parque de neve da América Latina.

espelhodesi.blogspot.com.br
Snowland (Fonte: Arquivo Pessoal)
Snowland

O parque já estava no nosso roteiro, resolvemos parar lá antes de ir para o hotel. O local é mágico e frio, bastante frio, rs. Como chegamos com um bebê de 5 meses, fui orientada a ir com ele para o restaurante do local enquanto minha filha e marido se divertiam no complexo, depois trocamos e eu fui aproveitar o parque.

O local é dividido em 2 partes: Vilarejo Alpino (onde estão as lojas com lembrancinhas, com roupas, a pista de patinação e o Observatório - onde ficam os restaurantes) e a Montanha da Neve (onde a diversão na neve, rola solta!).

Para acessar a Montanha da Neve, você passa antes na sala de preparação, onde veste a roupa adequada (casaco, calça, botas, luva e capacete - tudo incluso no ingresso), existem armários para alugar (R$10,00)

Dica: Guarde como ouro a chave do seu armário, pois se perder será cobrado o valor de R$20,00 pela chave reserva.

Dá para entrar com máquina, tranquilamente, e estando na Montanha da Neve, divirta-se. Você tem 2 horas para aproveitar o local.Não vale a pena entrar e sair, pois perderá tempo se vestindo novamente.

A pista de patinação fica no Vilarejo. Para patinar você só tem direito a trinta minutos (achei pouco!) e é lá que você pode comprar todas as suas lembrancinhas.

No Observatório existem 3 restaurantes: O Avalanchebar, o restaurante à la carte e e o SnowBuffet. O primeiro, é um bar, como o próprio nome diz, o segundo é bem salgado (uma porção de batata frita, custa 22 reais) e o terceiro oferece comida a kilo, quando fomos o kilo custava R$33,00. Achei o buffet a melhor opção. E todos oferecem uma vista panorâmica para a Montanha da Neve.

Na loja, na saída do parque você passa pela SnowStore, lojinha onde existem lembrancinhas de todos os preços. Trouxemos algumas lembrancinhas fofas!

Entrada: R$ 79,00 (adulto) e R$ 59,00 (criança)

O que mais gostei: Montanha de Neve
O que menos gostei: Achei que precisa ter uma estrutura um pouco maior para crianças menores de 4 anos, que não possam aproveitar o espaço. Não tem fraldário.

Nota: 9

Saindo do parque fomos para a Pousada, nos instalamos e fomos passear pela cidade. Ficamos hospedados na mesma pousada da nossa lua-de-mel: Pousada Gramado.

Atendimento fantástico, quartos ótimos, café da manhã bem completo e localização muito boa! Perto do Lago Negro e local bem tranquilo. Super indico!

espelhodesi.blogspot.com.br
Pousada Gramado (Fonte: Arquivo Pessoal)

Devidamente instalados, fomos passear. Primeiro ponto: Lago Negro
Confesso que ali foi uma grande decepção. O local é belíssimo, mas estava lotado de ambulantes vendendo absolutamente tudo, com isso, extremamente desorganizado, sujo e lotado de gente. Pra mim, tirou um pouco da beleza e parecia um grande comércio a céu aberto, na beira de um lago. Uma decepção mesmo!

Entrada: O ingresso é para passeios no Lago - R$ 20,00 (duas pessoas no Cisne) e R$ 30,00 (na Caravela para dois adultos e duas crianças de até 8 anos). O passeio dura 20 minutos.

O que mais gostei: O passeio no pedalinho.
O que menos gostei: A quantidade de vendedores, ambulantes e a desorganização e sujeira que estava no local.

Nota:6

Do Lago Negro, fomos direto jantar. Por indicação de uma amiga (e blogueira - aqui), a Fernanda fomos conhecer a pizzaria temática "Cara de Mau". Gente, o que falar desse lugar? Simplesmente MARAVILHOSO! O melhor que fomos em Gramado. Amamos! A pizzaria é toda ambientada como um navio pirata!
E os atendentes todos vestidos como verdadeiros corsários, fazendo brincadeiras nas mesas, com as crianças. Uma diversão só!

E as pizzas? Ai meu pai, tanto as salgadas quanto as doces são fantásticas. As minhas favoritas: Jack Sparrow (filé, batata frita e requeijão),  Strogonoff com palha (molho de strogonoff de carne com batata palha), Glacial (pizza de sorvete), Lágrimas de Sereia (creme de chocolate, suco e raspas de laranja), Banana com queijo e canela e as de Chocolate (branco e ao leite). O marido gostou de todas, uma que ele destaca é a  Boca do Inferno (pimenta em pó, molho de pimenta, cebola, ovo de codorna, calabresa moída e tomate picado) que não provei por estar amamentando, aliás, várias eu queria provar, mas por ter pimenta eu deixei fora do meu cardápio.

A estrutura KIDS é maravilhosa. Tem espaço para as crianças brincarem, todo temático, fraldário (dentro do banheiro feminino) e até a torneira da pia é na temática. É um cano! Hahahaha... definitivamente foi nosso local favorito. Fomos no dia que chegamos e na noite anterior antes de voltar. Adoramos e vamos voltar com certeza!!!

PS: Para quem gosta de pizza, não compensa pedir uma somente.O valor de uma grande é praticamente o mesmo que 2 adultos no rodízio, e no rodízio, enfim, você tem a chance de provar todos os sabores da casa. Se algum sabor não passar, pode pedir que eles preparam.

O que mais gostei: TUDO!
O que menos gostei:Sinceramente? Nada! Tudo é muito bom lá!

Nota:10

Pizzaria Cara de Mau. Fonte: Arquivo Pessoal

Pirata que serve as pizzas salgadas. Figura! Fonte: Arquivo Pessoal

Depois da pizzaria, cansados voltamos para o hotel.

Segundo Dia - Canela
Terceiro Dia - Gramado
Quarto Dia -Canela
Quinto e sexto dia - Gramado/Serra Gaúcha

Para conhecer outros roteiros que fiz com criança, clique aqui.