quinta-feira, 11 de maio de 2017

BC - 10 dicas de viagem que só uma mãe pode dar.


Olá!

As integrantes do grupo de mães viajantes do facebook uniram-se mais uma vez em uma blogagem coletiva. E o assunto não poderia ser mais apropriado: 10 dicas de viagem que só uma mãe pode dar.  Vem comigo...

1. Não tenha medo de viajar com criança pequena.
Sim, é possível viajar com criança pequena. Não tenha receio de fazer isso. É trabalhoso (pela quantidade de tralhas que acabamos levando, rs), mas você vai se surpreender em ver o quanto é bom para as crianças e para a família.

A primeira viagem do meu caçula foi aos 4 meses (clique aqui para ler). Consultamos a pediatra dele e ela foi a primeira a nos estimular a viajar...rs 💓. 

2. Pense fora da caixa! 
Montando o roteiro para viajar e só consegue pensar na Disney? Naaaão, que isso...pense fora da caixa! Tem tantos lugares incríveis para você conhecer e que não são necessariamente os conhecidos 'destinos de criança' que vale a pena se arriscar (dica, leia o blog do Felipe, Pequeno Viajante, você vai pirar com tantos roteiros maravilhosos!)

Em 2011 quando fomos para a Eurotrip com nossa pequena ouvi muitas críticas de 'amigos', do tipo: "Europa é destino pra adultos, não tem nada lá pra criança, ela não vai gostar!" 😦. Ainda bem que não dou atenção para esse tipo de comentário, pois foi uma das viagens mais maravilhosas que já fizemos!

Claro que, para viajar para um lugar que não seja tão turístico ou conhecido por receber os pequenos vale a pena pesquisar bastante e os blogs participantes dessa blogagem são ótimas fontes de pesquisa, se joguem! 😉

3. Kit Viagem para a criançada.
Aqui tenho duas crianças, uma pequena de 3 anos e outra maior de 10. Sempre levo um kit de viagem comigo. As longas esperas em aeroporto, restaurante ou mesmo no deslocamento podem fazer os pequenos ficarem impacientes. Já falei sobre isso no insta (@espelhodesi).

O kit básico inclui: revistinha em quadrinhos, giz de cera lavável, papel em branco, desenhos para colorir, brinquedos e livros. E olha, isso quebra um galho que vocês não tem ideia! 

5. Cadeirinha/bebê conforto.
Essa dica vai para pais de primeira viagem e que vão andar de carro com eles, lembrem-se sempre desse item de segurança!

Algumas pessoas optam por alugar a cadeirinha (ou bebê conforto) no destino - o que eu recomendo se for uma viagem curtinha, caso contrário leve o seu para economizar. Lembre-se somente de confirmar com a locadora do carro (se for o caso) a disponibilidade da cadeirinha/bebê conforto! 😏


[UPDATE IMPORTANTE!]


PS:
A Cintia, do Malas e Malinhas, lembrou de um aspecto importante: embalar a cadeirinha para despachar como bagagem (você tem direito quando viaja com criança).

Em alguns aeroportos existem aqueles serviços para embalar, caso não tenha ou não queira utilizar esse serviço vale embalar com um saco grande de plástico (daqueles de lixo sabe?). Assim ela vai mais protegida.

Importante observar que em alguns aeroportos as cadeirinhas não são disponibilizadas na esteira junto com as malas, por ser um volume grande elas são entregues em um balcão da área de desembarque. Fiquem atentos!

6. Não limite seu roteiro somente a passeios 'de criança'.
Certa vez ouvi uma pessoa comentando que jamais levaria seus filhos para a Europa pois ela gostaria de ir no Louvre, por exemplo, e lá não é lugar de criança! #oi?

Gente, para! Não! Viajar com criança não é viver 24 horas no mundo fantástico deles não, pelo contrário, apresentar o 'seu mundo' para os pequenos pode ser muito valioso. Focando no exemplo que dei acima, se você quer muito ir no Louvre, mostre antes para seu filho na internet alguns quadros em exposição, faça da visita algo lúdico (alguns museus possuem guia infantil), brinquem, divirtam-se. 

Ah sim, e museu é lugar de criança sim e existem muitos museus próprios para os pequenos, como o Museu Participativo de Ciências, em Buenos Aires (falei dele aqui) e o Glazer em Tampa, nos Estados Unidos (falei dele aqui).


Enfim, não limite seu roteiro a praças, parquinhos e coisas do universo infantil. Será bom para todo mundo! Acredito que viagens devam ser prazerosas para todos os membros da família e fazer um pouco da programação de todo mundo é bem legal o importante não é a programação e sim estarem todos juntos aproveitando o momento em família! 


7. Respeite o tempo da criança.
Isso mesmo. Não adianta querer passar o dia inteiro batendo perna na rua e depois reclamar que o filho está irritado, cansado. Pense bem, qualquer criança uma hora cansa. Faça paradas estratégicas (para tomar um sorvete, brincar em uma pracinha, fazer um lanche, coisas do gênero...) assim o passeio não ficará cansativo para ninguém.


8. Relaxe com relação a alimentação.
Pesquise restaurante com menu kids, mas não limite-se a eles. Sair da rotina também faz parte de quem viaja com crianças. Se um dia o almoço for em um fastfood tudo bem, férias também serve pra isso, para fazer coisas diferentes.

Sou super relax com isso. Nas férias de 2015 (clique aqui pra ler) fomos para os Estados Unidos e sei que lá tem opções mais saudáveis para comer, mas não achei barato para uma família com 4 pessoas. O que aconteceu? Rolou fastfood, pizza e besteiras durante quase todo o período que passamos na terrinha do Tio Sam kkkkkk .... sem neura, tranquilo! Fomos comer comidas mais saudáveis no cruzeiro da Disney...rsrsrs.

9. Filhos maiores, como tornar a viagem atrativa pra eles.
Aqui algo que funciona bem com minha filha é deixar que ela faça os próprios registros da viagem. Ano passado deixei com ela uma máquina fotográfica antiga nossa, ela sai tirando foto de absolutamente TUDO que vê (kkkk) e vai criando seu próprio álbum de fotos.

Para quem tem conta no Netflix pode usar o recurso de fazer download do conteúdo para assistir offline* (e isso vale inclusive para distrais os pequenos durante uma conexão por exemplo). Veja aquilo que seu filho mais gosta de fazer e, se possível, adapte para esse momento.

* O conteúdo fica disponível por um determinado tempo, recomendo baixar somente perto da viagem para evitar surpresas!



10. Viaje.
A minha décima dica é simples: Viaje. Simplesmente viaje. Viajar possibilita para o seu filho conhecer lugares diferentes, entrar em contato com novas culturas, novos idiomas. 

Caso você vá sempre para a mesma cidade, pense em programações diferentes que possa fazer por lá, como mostrar algo novo para seu filho. Viagens para locais já conhecidos não as tornam menos interessantes! É sempre um aprendizado!


[DICA BÔNUS]

Viagem com criança exige planejamento principalmente financeiro.
 
Avaliar gastos e estabelecer prioridades podem ajudar a organizar a viagem dos sonhos, principalmente se for uma viagem internacional que envolve mais gastos (falei disso aqui).


Era isso pessoal. Garanto que esses momentos em família serão lembrados com muito carinho. 

Confira as outras dicas que as mamães viajantes escreveram e até o próximo post! 😗

Acompanhe as # oficiais do projeto nas redes sociais:
#dicadeviagemdemae #dicademaeviajante 

33 comentários:

  1. Adorei suas dicas!!!
    Pense fora da caixa é o melhor deles!!! Tanto lugar lindo nesse mundo!!!

    Felis Dia das Mães!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Francine! Tantos lugares lindos. Minha wishlist é enorme, nem só de Disney se fazem férias com crianças!

      Excluir
  2. Super funciona o truque da máquina fotográfica! Já testei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado foi o que ajudou a pequena a não se irritar dentro do carro, rsrsrsrs. Ajudou bastante!!!

      Excluir
  3. Pense fora da caixa. Adorei.
    Quero ver fotos!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!!! Vc representa bem esse item!
      Eu não publico foto das crianças no blog e como a maioria das fotos das viagens um deles está presente acabou não tendo fotos para ilustrar esse post... ;)

      Bjo, vou já passar no teu blog pra ler!

      Excluir
  4. A cadeirinha é muito importante! Desde que tivemos uma péssima experiência com alugar um bebê conforto no local, despachamos as nossas cadeirinhas. Super funciona e as companhias aéreas não podem cobrar como bagagem. O único cuidado é "embrulhar" naquele protetor de plástico que vendem em quiosques nos aeroportos para protegê-las bem. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia, da última vez embalei a cadeirinha do meu filho com aqueles sacos de lixo grandes sabe? Aquele preto? Pq no aeroporto não tinha esse serviço de proteção. Vou até editar o post colocando sua observação, bem lembrado isso!

      Excluir
  5. Sempre pensar em alternativas antes de qualquer viagem, pois tem as dicas que são iguais para qualquer lugar, e tem aquelas únicas para determinado lugar. E que todos se divirtam SEMPRE!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa, mesmo os meus sendo adolescentes, usam muito o Netflix e isso ajuda muito mesmo. Adorei as dicas. Feliz dia das mamães.

    ResponderExcluir
  7. Gente, que sucesso esses kits que você prepara!!! Adorei!!!! Eu sempre levo as coisas, mas assim nessa organização nunca! Feliz Dia das Mães. Um bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora!! A foto que ilustrava o post achei na internet, não é minha não, até tirei pra não confundir...rsrsrs.
      Quem me dera ser tão organizadinha assim.

      Bjo!

      Excluir
  8. oi Trícia
    É bem verdade a sua dica 1. Há muitas mamães com medo de viajar com os pequenos.
    Sobre viajar para a Europa com crianças, ahhhh, quantas críticas eu ouvi.
    Quem foi que disse que lugar de criança é na Disney?! affff
    Bjks
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas precisam aprender que nem só de Disney vive um roteiro com crianças.

      Bjo!

      Excluir
  9. Trícia, deu certo. Adorei o post. Quando minha filha pediu para ir à Disney, respondi: eu te levo, mas na Disney Paris e em um monte de museus e castelos. Tivemos programas para todos os gostos. Foi uma viagem excelente. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Paris!! Apaixonante!
      Sim, acredito que a criança possa (e deva) se adaptar aos roteiros dos pais (e vice-versa, pq tem adulto que não consegue se sentir bem fazendo algo mais infantil). Viajar em família é uma troca, ensinamos nossos filhos mas tb aprendemos muito com eles.

      Bjo bjo!

      Excluir
  10. Nossa, muitas dicas parecidas Tricia! A de embalar cadeirinha é direito, mas sabe que as vezes a companhia não tem. A TAAG não tem esse serviço, então aprendi a levar um saco no porta treco do carrinho para eu mesma fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu fico igual doida com essas cadeirinhas...não vejo a hora do meu filho mais novo passar pro assento de elevação, rsrsrs. É um trambolho enorme né? Na próxima viagem vou tentar tirar uma foto no aeroporto, antes de despachar as malas, mas tenho medo que se eu publicar isso vou tirar a coragem das mães de viajar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

      Bjooo!!

      Excluir
  11. Oi Trícia, gostei muito do seu post, concordo com todas as dicas, temos até algumas em comum! Também acho que dá pra levar criança para quase todos os destinos e não devemos nos limitar a ir só pra Disney ou Resorts (nada contra, também são ótimos).
    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, exatamente, vamos mostrar o mundo pra essa criançada!!!

      Excluir
  12. Adorei seu post! Temos pontos de vista bastante parecidos... A máquina fotográfica já fica na mão do Dudu desde pequeno, até pra nós é incrível ver a viagem através dos olhos dele.... Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom seu post, Trícia! E a carinha nova do blog ficou demais tb, adorei! E vamos pensar fora da caixa e viajar muito com nossos pequenos por aí! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Trícia, adorei as suas dicas. Nós também adoramos levar a Carol para vários passeios e não nos restringimos apenas aos "destinos de criança". E tem dado super certo. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  15. Aqui também adotamos o uso da câmera fotográfica, além deles se ocuparem com alguma coisa que interessa fazem uns cliques lindos que nos surpreendem.

    ResponderExcluir
  16. Trícia, pensar fora da caixa é fundamental.Nossos roteiros aqui também fogem do tradicional e sempre agradam a família toda!

    ResponderExcluir
  17. Temos praticamente as mesmas ideias sobre viajar com crianças. Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  18. Acho gênio esse truque de dar uma câmera pra eles! Adorei.

    ResponderExcluir
  19. Adorei suas dicas e respeito o tempo da criança é um ótimo exercício para a família toda. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Adorei todas as dicas! E pensar fora da caixa em viagens com crianças é perfeito!!! Beijos,
    Helen Waldemarin

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...