domingo, 20 de março de 2016

Viagem com filhos: organizando o roteiro.

Olá!

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu gosto de viajar e que eu organizo praticamente toda a nossa viagem de férias sozinha (não gosto de fazer por agência, além de sair mais caro nem sempre sai exatamente como eu gostaria!).

Penso em cada etapa, pesquiso, ligo, envio e-mails, enfim, tudo para montar um roteiro com opções boas para toda minha família. Hoje vim falar sobre como eu organizo tudo isso.

Normalmente o planejamento das nossas férias dura aproximadamente um ano. Gosto de ir pagando tudo com calma e pesquisando com antecedência, assim é mais fácil conseguir preços bons (principalmente de passagem).



1. Definir o período de férias.

Não costumamos viajar em período de férias escolares (Julho, Dezembro e Janeiro) por várias questões pessoais. Já passamos 21, 30 dias fora e nem por isso os estudos da minha filha mais velha (ela está no quinto ano e o menor ainda está no Maternal) foi prejudicado, seu rendimento escolar continua sendo excelente! (#orgulhodamamis) 

Fazemos isso por ter segurança no que ela sabe, no que estuda e na maneira com a qual ela conduz sua vida escolar. Sempre converso na escola, explico os motivos pelo qual viajamos fora do período 'tradicional' e isso não tem sido problema. O período é sempre pensado junto com o calendário escolar (principalmente de provas), viajamos na época que digo que é 'entressafra', ou seja, entre as avaliações, para que ela não perca nenhuma prova.

Caso você prefira ou só possa viajar nos meses de julho, dezembro ou janeiro saiba que são considerados alta temporada, ou seja, os preços de: passagem, hospedagem, alimentação etc - ficarão mais altos! A programação  (principalmente a financeira!) deverá ser ainda maior!

2. Escolha do destino.

Bom, aqui começa a parte legal, rs. Com o período definido (ou semi-definido, explico já já porque) vou atrás do local para as férias da família. 

Se for um destino nacional, minha pesquisa acontece nos sites das empresas aéreas (Tam, Gol, Azul) e se for internacional tenho usado o Google Flyght. Uma ferramenta que adoro do GF é que você pode verificar o preço de vários lugares quase que simultaneamente, basta jogar o período, a quantidade de passageiros e ir mexendo o mapa que ele vai mostrando os valores.

No exemplo abaixo, simulei uma viagem para 2 adultos e 2 crianças saindo de São Paulo para Orlando (usarei esta viagem como exemplo ao longo do post) Veja, que ele mostra logo abaixo da cidade selecionada o menor valor encontrado: R$ 4.137,00 - ida e volta (no período de 30 de março a 03 de abril). Dando o zoom no mapa você vai ver outras cidades, como mostra Tampa (também na Flórida, onde fica o Busch Gardens) por R$ 6.416. Com isso você pode ir verificando vários destinos de uma vez.


Importante:

O site simula o menor preço, porém nem sempre é a melhor passagem. Muitas vezes são voos bem cansativos, com grandes escalas ou aquele voo 'pinga pinga' que vai parando bastante até chegar ao destino final. Verifique o que é o melhor para você e sua família, no final o GF te direciona para o site da companhia aérea para comprar sua passagem. Vou fazer um post depois explicando direitinho como usar o Google Flyght.

De uma forma geral: recomendo sempre olhar diretamente no site da companhia aérea para confirmar os valores e evitar problemas.

Importante:

Viagens internacionais exigem um pouco mais de planejamento e organização. É necessário saber informações importantes como: a necessidade de visto para entrar no país, vacinas, seguro viagem, câmbio para a moeda local etc. 

Tem um post específico sobre os detalhes que considero fundamentais para uma viagem para fora do país, cliquem aqui para ler. 



3. Destino X Período de férias.

Lembram que falei do período que estaria 'semi-definido'? Então... nesta etapa eu vou 'casar' as informações acima: destino escolhido e período de férias. Vou pesquisar se é alta temporada (por exemplo, Joinville no período do Festival de Dança, ou Blumenau no Oktoberfest) e as condições climáticas (se no período escolhido é inverno, verão, se chove muito, se é temporada de furacão etc).

Para verificar questões climáticas uso os sites: Climatempo e o Weather. Além é claro de pesquisar diretamente no Google o local e o mês que eu vou viajar "Orlando Março e Abril Clima". Faço parte de alguns grupos de viagens e através deles consigo levantar informações sobre o local que escolhi para tirar férias no período que pretendo viajar.

Caso você não tenha facebook e/ou não faça parte de grupos de viagens, recomendo pesquisar em blogs/sites (ao final do post vou indicar alguns). Eles são ótimos para ajudar a definir o destino final e montar seu roteiro. ;)


4. Passagem.

Tem quem goste de comprar a passagem já nos 48 do segundo tempo, honestamente eu não curto muito isso, verifico se é um valor acessível e se for providencio logo a compra (sempre compro diretamente com a companhia aérea, já comprei por terceiros mas não me agrada mais usar esta alternativa!) - assim garanto o valor que encontrei e posso parcelar o pagamento.


5. Começo do roteiro.

Ô parte bacana essa! Pelo menos pra mim, rsrsrs. Eu monto uma tabela (como a que fiz baseada no voo que simulei acima) e assim consigo visualizar melhor os dias que passarei viajando.

VIAGEM DE FÉRIAS - ORLANDO
30.03 (quarta)
31.03 (quinta)
01.04 (sexta)
02.04 (sábado)
03.04 (domigo)
Chegada em Orlando
Passeio
Passeio
Passeio
Volta para São Paulo

Com a tabela pronta, marco os dias de chegada e saída da cidade para montar o roteiro nos outros dias. No dia que viajo de volta eu costumo fazer uma programação mais tranquila (isso se for pegar um voo muito longo ou 'pinga pinga').

Nessa etapa a pesquisa em blogs (e/ou grupos de viagens) é fundamental. São eles que me ajudam a descobrir o que tem para fazer na cidade. Para quem viaja com criança é bom pensar em programações voltadas para eles, mas sem excluir algo para os adultos. Criança se adapta super bem!

- Hotel

Bom, hotel é algo bem particular. Tem quem prefira hotéis com uma super infraestrutura (com piscina, sauna, quadra, academia, área de recreação infantil etc) e outros que só querem pra dormir e pronto (nosso caso!). Sendo assim eu costumo procurar hotéis mais em conta, mas que tenham conforto e não sejam em locais perigosos da cidade (essa é a parte mais delicada da pesquisa).

E 2011 quando fomos para a nossa eurotrip optamos por ficar em hotéis de uma rede conhecida internacionalmente, que foi a AccorFicamos em um Ibis em Paris e no Mercure em Roma. Sinceramente, não tenho absolutamente nada para reclamar deles. De lá pra cá, viramos fãs de carteirinha, literalmente, da rede. Nos hospedamos no Ibis de Curitiba, Joinville e Porto Alegre; e no Mercure de Brasília. 

Os valores tem sido bem acessíveis e os hotéis são, de uma forma geral, bem localizados. Como costumamos alugar carro nos lugares que vamos, ser um pouco distante do centro não influencia muito. Sendo assim, os hotéis da rede Accor nos tem servido bem. Agora aviso, não espere um super mega quarto - principalmente dos Ibis - eles são bem pequenos, mas se for só pra deitar e dormir tá excelente! Já o Mercure tem quartos maiores (e preços mais salgados tb!).

Quando o local não oferece hotéis dessa rede, minha busca acontece no site Booking lá e possível a opinião de outros hóspedes, os benefícios que o hotel tem, ver fotos e fechar diretamente pelo site. Só fiquem atentos porque alguns hotéis cobram antecipadamente um percentual do valor total da hospedagem, para não ser pego de surpresa. Já ouvi casos de problemas com reservas feitas pelo Booking, se essa alternativa não lhe agradar ou ficar com receio eu recomendo que feche ou entre em contato com o hotel (usando o Booking - ou outro site no estilo somente como fonte de pesquisa).

Gosto de usar o Google Street View para 'andar' pelas redondezas dos hotéis, e olha, esse recurso ajudou muito na nossa viagem para Paris. Ao sair da estação de Metro já sabíamos exatamente o caminho a seguir para chegar ao hotel.

Carro

Como viajamos com nossos filhos costumamos sempre locar carro. É mais prático e seguro. Aqui no Brasil sempre locamos com a Movida. Temos até um cartão que já nos deu desconto, rs. A única vez que tivemos problema foi em Fortaleza que haviam locado um carro com 20mil km rodados e que fazia bastante barulho. Liguei pro 0800, fui no Aeroporto e troquei, peguei um zero km. Foi super tranquilo, mas perdemos um tempinho nisso e tempo nas férias é mais do que precioso! 

Para a viagem do ano passado para Orlando, optei por sair do Brasil já com o carro alugado (por várias questões que expliquei no post da viagem) e foi uma mão na roda ter feito isso. Além de já chegar lá com o aluguel do carro pago. Aliás, essa é uma das vantagens de fechar o aluguel de carro por agência de viagens: você pode pagar antes

Alugando diretamente com a locadora, o pagamento fica para o momento da devolução do carro. Como gostamos de ir pagando tudo que pudermos com antecedência a opção de locar o carro com agência agora virou prática aqui no Brasil também! ;)

PS: As locadoras oferecem aluguel também de GPS, cadeirinha, assento de elevação. Aqui sempre viajamos com os nossos, assim não encarece a diária do carro.

- Alimentação

Outro assunto meio polêmico. Eu viajo com meus filhos desde que a mais velha tinha 1 ano e 7 meses. Se tem algo que eu fico tranquila é nesse quesito, só faço questão de pelo menos duas refeições boas durante o dia (café e almoço), mas se não der pra almoçar comida bonitinha e tal...vai um lanche e pronto, no próximo dia resolvemos isso...rsrsrs. Sou bem tranquila mesmo, normalmente nossas refeições são feitas nos shoppings (local que adoramos e sempre pesquisamos para incluir nos roteiros, rs). No shopping tem tudo que preciso: comida, banheiro e diversão pras crianças.

Antes que pensem que minhas férias são todas dentro de shopping eu explico: claro que não! O shopping entra como um complemento, normalmente lá que almoçamos e, se tiver algo interessante pra fazer, passamos uma parte da tarde. 

Passeios

Nesta etapa os blogs me ajudam MUITO! Como tenho 2 filhos pequenos costumo sempre incluir passeios que sejam próprios para eles, porém isso não impede por exemplo uma visita a um Museu ou algo que não seja, necessariamente, do universo infantil. 

Tudo pode ser adaptado, quando fomos a Paris fomos ao Louvre, obviamente que não conhecemos tudo e nem pudemos passar o tempo que gostaríamos lá dentro, mas o importante é que fomos, ela conheceu e já tem esse registro guardadinho nas suas lembranças. Analise o que é o melhor para sua família.

Acredito que estes sejam os principais itens a pensar ao montar um roteiro de férias. Pelo menos é como temos feito aqui e tem dado certo. O importante é que as férias seja um momento de lazer com a família, até os "perrengues" podem vir a ser lembrados com bom humor depois. Viajar é uma das maravilhas dessa vida!

Ano passado participei de uma blogagem coletiva somente sobre viagem com crianças, clicando aqui você pode ler o post e no final tem link para vários outros blogs com o assunto (que podem dar ideias de roteiros!)


Blogs/sites que eu indico:

Viaje na viagem
(Completíssimo! Tem posts de vários lugares, vale a pena ler!)

Viajando com pimpolhos 
(Esse blog é fundamental na pesquisa com viagem com crianças é da querida Sut-Mie.)

Matraqueando 
(Blog muito bom! Bem completo!)

Felipe, o pequeno viajante 
(o passaporte do menino é de deixar o Zeca Camargo com invejinha branca! rs)

Eu viajo com meus filhos
(Outro blog oficial de pesquisa. Adoro!)

Colagem 
(Da Luciana Misura, ela é um doce e sabe tudo sobre Cruzeiro Disney!)

Andreza Dica e Indica
(Pensa em ir para a Disney? Leia o site dela, é fundamental!)
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...