segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Crianças de férias e os pais não? E agora?


Olá! Tudo bom?


Poderia iniciar o texto pedindo desculpas por demorar mais de um ano para atualizar o blog, e é exatamente isso que irei fazer, rs. Em um ano muito aconteceu por aqui. Trabalho, rotina familiar, novos projetos pessoais, enfim...sempre pensava, preciso dar notícias no blog...demorou um pouco (rsrss) mas estou aqui, de volta, então sem mais delongas, vamos para o assunto do post de hoje: crianças de férias e os pais não.

[Pausa dramática]


Sim, sei que muitas vezes é essa sensação que bate, principalmente quando escutamos aquela velha e conhecida frase: "Eu não tenho nada pra fazer!". Quem já escutou isso levanta a mão!

Um abraço pra você que se sentiu acolhida neste momento, estamos juntos guerreiros!

E antes que alguém aí do outro lado da telinha comente, sempre tem a opção de colônia de férias eu logo digo, sim sim salabim é uma excelente ideia, mas não é acessível para todo mundo não é mesmo? Quem trabalha o dia inteiro acaba tendo que recorrer a ajuda de uma avó, uma tia, uma vizinha, uma amiga, ou qualquer outra alternativa parecida com essas.

O post vai para aqueles que estão em casa com as crianças e as ideias criativas e mirabolantes se esgotaram nas primeiras 24h e agora a criança vive pra lá e pra cá na casa com aquela cara de satisfação e plenitude que só eles sabem fazer, a famosa cara de tédio das férias em casa.

Como sou dessas e já passei por isso, vou compartilhar 5 ideias que dão certo por aqui.

1. Galeria Criativa
Que tal montar uma galeria com desenhos (ótimo para os pequenos) e deixe material de pintura a disposição da criança (papel, giz, lápis de cor). Depois é legal expor os desenhos em algum lugar da casa, para que a criança passe lá e sempre possa ver a sua produção! Eles adoram isso.

2. Cinema em casa
Que tal arrumar tudo na sala, fazer pipoca e assistir um filme com seu filho? Apresente um filme de quando você era criança ou assista algum que a criança goste.O importante é estar junto com ele, nesse momento que tal deixar o celular completamente de lado?

3. Caça ao tesouro 
Na internet você encontra várias ideias de caça ao tesouro que podem ser feitas dentro de casa (e você que mora em apartamento pode utilizar a área do condomínio para isso tb). No final do post vou deixar dicas de alguns sites que uso para pesquisar esse tipo de atividade. Aqui faz muito sucesso com minha filha mais velha, ela adora!

4. Jogos 
Existe uma infinidade de jogos que você pode brincar com seu filho. Jogos de tabuleiro, brincadeiras feitas apenas com papel e caneta.  Já falei desse assunto aqui no blog.

Jogos para crianças (parte I)


5. Estimule o brincar sozinho.
Sim, isso mesmo. Estimule que seu filho brinque só. O tempo ocioso também faz parte da vida deles e é nesse momento que a criança desenvolve ainda mais a sua criatividade. Isso não significa que ela ficará sem supervisão (lembre-se que estamos falando de crianças e elas precisam sim, ser supervisionadas para não se colocarem em risco!).

6. Brincadeiras ao ar livre
Que tal brincar com seu filhos de brincadeiras antigas? Passa anel, estátua, bandeirinha, queimada, esconde-esconde. Permita-se brincar junto e resgate sua criança interna.

7. Ler
Leia um livro com seu filho (se ele for pequeno) ou leia junto com o filho mais velho. Falem sobre o que acharam, o que mais gostaram, o que acharam que poderia ser diferente se eles fossem o autor. Proponham uma atividade de fazer um desenho com uma nova capa para o livro ou uma ilustração de algo que tenham gostado. Façam juntos. Pintem e criem juntos. 


Sites que podem servir para pesquisa e inspiração:

Sempre indico esse site, ele é MEGA completo, atividades separadas por faixas etárias, um ebook completão e maravilhoso...enfim, sou fã mesmo! Vale a pena conhecer o insta também, ela compartilha muitas dicas legais pelos stories.  

Pinterest
Excelente fonte de pesquisa! Tem várias ideias legais que podem ser colocadas em prática com as crianças. Vale a pena reservar um tempo para pesquisar.

E você, tem alguma ideia legal que faz em casa e dá certo? 
Compartilha conosco! Até o próximo post que prometo que não vai demorar um ano para ser escrito..rs



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...