segunda-feira, 9 de abril de 2012

[assunto sério] crianças e shopping center

Fonte: Revista Crescer

Quando falamos da relação criança e lugares públicos todo cuidado é pouco! Basta um simples piscar de olhos, uma conversa distraída, um segundo para que a criança se machuque ou o pior, se perca dos pais. A principal dica sobre este assunto é bem simples: SUPERVISÃO! 

O cuidado deve começar desde o estacionamento“Crianças pequenas passam desapercebidas pelos motoristas, que podem atropelá-las” (Ingrid Stammer, coordenadora de projetos da ONG Criança Segura - Reportagem Revista Crescer), para aqueles que acham que a fala acima é exagerada faça um teste.  Sentando no banco do motorista do seu carro, você consegue ter uma visão clara de tudo que está na frente do seu automóvel? A resposta provavelmente será negativa não é mesmo?

Já dentro do shopping outros locais que oferecem perigo são: elevadores, escadas rolantes (vou preparar um post especial sobre isso, ainda esta semana coloco aqui!), banheiros, praça de alimentação e locais muito lotados. Aí devem pensar, então o shopping inteiro é arriscado? Na minha opinião? Sim! 

Mas para que o passeio não se transforme em uma verdadeira loucura e desespero alguns cuidados precisam ser tomados.
  • Supervisão, o que quer dizer...atenção em tempo integral;
  • Dentro do elevador: Segurar a criança pela mão e orientar a hora de entrar no local. Posicionar-se o mais longe possível da porta (para evitar que a criança prenda as mãos), e na medida do possível ensinar os cuidados que deve tomar dentro de um elevador; 
  • Escada Rolante: Cadarços, chinelos, rodinhas de carrinho de bebê e até mesmo barra de calça podem enroscar nos degraus e provocar sérios ferimentos nas crianças (e também em adultos) * Falarei mais sobre o assunto em outro post.;
  • Orientação: Para crianças maiores é importante orientar a como agir caso se perca dos pais. Ajudar a procurar pessoas uniformizadas, como o segurança do shopping center, por exemplo, e informar a ele o nome dos pais (e pedir para ligarem para o telefone celular deles, por exemplo.)
Pesquisando sobre o assunto para escrever aqui no blog, achei o Child Locator (aqui), que nada mais é que uma pulseira com GPS para a criança. Pelo que vi o produto ainda não é vendido aqui no Brasil, bom...eu achei interessante (mas com ressalvas). Acredito até ser útil em locais muito, mas muito, muito mesmo lotados. Mas mesmo assim, fico com um pé atrás...pois os pais podem acabar deixando de prestar atenção na criança confiantes que ela será 'facilmente' localizada por estar com uma pulseira com dispositivo de localização.

Agora o que eu definitivamente condeno é a mochila-coleira (ou coleirinha infantil) (aqui). Acho um total absurdo. A opção é cômoda para os pais, mas não para os filhos. A criança precisa mais do afeto, da mão, do contato, do diálogo dos pais do que algo que a prenda e não ensine, só contenha.


Todo cuidado é pouco! A natureza da criança é curiosa. Cabe aos responsáveis orientar, explicar, conversar, e ter amor (e paciência) ao orientar os pequeninos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...