domingo, 9 de outubro de 2016

BC - Como conciliar ano letivo com as viagens?


Olá!!


Adoro uma blogagem coletiva (quando vários blogueiras falam sobre o mesmo tema) e se for pra falar sobre viagem então, aí que melhora tudo!! O tema é algo bem polêmico: tenho filhos em idade escolar e aí, viajar ou não viajar com eles em período letivo eis a questão.

Ô tema tenso esse! Aqui só viajamos em período letivo, e minha filha mais velha tem 9 anos (e está no 5 ano). Mas como assim? 

Meu marido raramente consegue tirar férias em Julho/Dezembro e Janeiro, com isso temos mesmo que fazer malabarismo e como eu sou autônoma posso tirar férias em qualquer mês, basta me programar pra isso. Sendo assim, há alguns anos começamos a viajar no período letivo mesmo.

Nosso mês favorito é Novembro, tirar férias no primeiro semestre dá uma sensação que não tiramos férias (sei que não tem sentido, mas tem,kkkk....). Vou contar como eu faço por aqui!


1. Avaliar o calendário escolar.
Bom, eu faço assim pego o calendário escolar (que eles disponibilizam logo nos primeiros dias de aula) e me programo no que eu chamo de 'entresafra' que seria o período entre uma avaliação e a outra (na escola da minha filha existem dois momentos de avaliação para cada bimestre). Os melhores meses para viagens mais longas por aqui são Outubro e Novembro. Em Outubro, por conta do feriado e dos recessos (que tem aqui em Belém, por causa do Círio de Nazaré) fica um mês com poucos dias letivos. E Novembro, já que podemos viajar logo no início do mês - as provas finais normalmente são depois do dia 15. 

2. Combinar com a criança
Aqui temos um combinado. Faltar aula somente em duas ocasiões: se estiver doente ou  se for pra viajar. Tirando isso, nada de preguiça, vai pra aula mesmo! kkkk .... e minha filha ama estudar, ama ir pra escola. 

3. Ter notas boas
Sim, isso é fundamental! Imagina viajar, faltar 15, 20 dias e na volta ficar doida tendo que recuperar uma nota baixa? Não, nem pensar! O combinado é que ela estude, se dedique (não só por causa da viagem, pra vida! rs)  e que tenha notas boas. Normalmente na terceira avaliação ela já fechou o ano e fica precisando de pouco para passar direto.

4. Parceria com o colégio
Sempre explico na escola que só podemos viajar no período X e com isso ela terá que se ausentar e tralalá. Tanto na escola que estudavam ano passado, quanto na nova deste ano foi super tranquilo! 

5. Confiança na criança
Confio na minha filha. Sei que ela dá conta do recado. Explico. Ano passado, no 4 ano do Ensino Fundamental, ela passou 22 dias sem pegar em um lápis, um livro, nada...rs... e quando voltamos ela tinha apenas 4 dias pra estudar o conteúdo atrasado e fazer as provas finais.  

Chegamos em uma quarta-feira, de tarde. Ela estudou quinta, sexta, sábado e domingo. Na semana seguinte fez todas as provas normal, com a turminha dela. O resultado foi surpreendente! As melhores notas do ano inteiro e até a professora dela comentou: "A sua filha voltou ainda mais motivada da viagem!". 

Ah, e o dever de casa atrasado? A escola me tranquilizou que não precisaria fazer (já que teriam as provas pra avaliar mesmo) e ela foi fazendo depois que entrou de férias oficialmente (rsrsrs).

Agora assim meu povo, isso exige um pouco de coragem muito malabarismo (eu pego os meses do segundo semestre, vejo o mês que tem menos dias letivos, os feriados, os períodos de prova) e estudo tudo! 

Este ano as crianças (o mais novo está no Maternal, por isso não citei ele no post) vão se ausentar 15 dias e segundo o cronograma da escola não iria cair em período de provas, eu estava feliz da vida....até que o colégio alterou e ela iria perder todas a provas e teria que fazer tudo de segunda chamada! Fui na escola conversar. Expliquei tudo e pronto, vão fazer um calendário de provas diferenciado pra ela. Muito amor! 


Resumo da ópera: Enquanto minha filha der conta do recado, continuaremos viajando fora do período de férias escolares. Se um dia apertar, mudamos os planos, encurtamos as viagens...enfim.

Vestibular X Viagem: E agora José, eu viajo ou não?
Ano passado, o filho de uma grande amiga minha, já estudando pro vestibular, passou 15 dias viajando com a família - no mês de maio. Voltou, recuperou o que perdeu e no final do ano passou no vestibular. Isso me mostra que é possível sim, vai depender do empenho e dedicação do aluno! 

Outras blogueiras viajantes escreveram sobre o assunto, leiam aqui ó:

1. Viagem que sonhamos - Francine Agnoleto
2. Viajar hei - Patrícia Tayão
3. Vamos Por Aí - Carol Miranda
4. Diário de Viagem - Adriana Pasello
5. Viajo com filhos - Patrícia Papp
6. Felipe, o pequeno viajante - Cláudia Rodrigues
7. Cantinho de Ná - Cynara Vianna
8. Família Viagem - Mônica Souza
9. Viajando em Família - Débora Galízia
10. Do RS para o Mundo - Andrea Barros
11. Passeiorama - Guaci Rhein
12. De Primeira Viagem - Aline de Aguiar
13. TripBaby - Tati Milani
14. Dicas da Rege - Regeane Nicaretta
15. Trilhas e Cantos - Liliane Inglês
16. Andreza Dica e Indica - Andreza Trivillin
17. O Rei do Hotel - Luciana Leal
18. Ases a Bordo - Ana Luiza Ogg Strauss
19. No Mundo com a Gente - Solange Spiess
20. Ferinhas Viajantes - Ana Paula Lima

21. Vem pro parque - Daniela Xavier
22. Malas e Panelas - Andrea e Luciano
23. Para a Disney e além - Isabel e Carlos
24. Descansa na volta - Angelica Figueiredo
25. Roteiro Renatours - Renata Ungier
26. Gosto e pronto - Débora 
27. Mel a mil pelo mundo - Juli
28. Vem que te conto - Aline Pinheiro

Acompanhe nas redes sociais com a hastag #ViagensEEscola as publicações sobre o assunto.

Beijos e até o próximo post!

25 comentários:

  1. oi Trícia
    Nossos posts coincidiram em alguns aspectos.
    Eu também super acredito em parceria com a escola e notas boas como requisito.
    Cada criança reage de forma diferente com as obrigações do retorno.
    Independente de notas, há aquelas que não querem se ausentar, mesmo.
    bjo
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tenho filhos, mas imagino o drama dos pais conciliarem as férias com os filhos.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, aqui é bem tranquilo fazer essa combinação - talvez por termos acostumado nossa filha desde os 4 anos nesse ritmo: tem que estudar, se dedicar, não faltar pra poder viajar em pleno período letivo. Bjo grande!

      Excluir
  3. Trícia, também faço combinados com meu filho. Ele só falta aula para viajar ou por doença. E quando voltamos de nossas viagens, ele faz todas as tarefas. Ele está com 7 anos e não achei que ficou prejudicado em virtude de suas faltas, mas não costumo deixá-lo faltar mais do que 5 dias seguidos. Pode ser que mude de opinião no futuro, mas espero que não, pois amo viajar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, ano passado fomos pra Orlando, e não penso em ir pra lá em Alta Temporada (acho que não tenho coragem, rsrsrs), teve que ser durante as aulas. Na escola aceitaram super bem. Graças!

      Excluir
  4. Trícia, quero um dia poder escrever: "meu filho ama estudar", ou "eu confio no meu filho pros estudos" - tãoooo lindo isso, meu sonho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, tudo a seu tempo...rs. Talvez quando ele estiver mais velho compreenda o quanto os estudos são importantes na vida dele, as viagens tb, mas a Matemática, o Português tb são! rsrsrs...

      Excluir
  5. amei o post!!!!!!!!!!!!!!! os itens 3 4 e 5 concordo totalmente com voce, muito bem colocado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Tricia!!! Corajosa você! Mas o importante é que sua filha dá conta do recado e não reclama depois com o montante d de itens á rever. Minha filha também tem 9 anos e acho que traria de letra também... já o meu de 13... ai ai ai jamais! Então aproveita agora que ainda é mais fácil para ela... rsrsrs Bjs, ótimas dicas, ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, enquanto for tranquilo pra Gigia viajaremos fora do período letivo, se um dia apertar aí pensaremos em estratégias. Bjo grande!

      Excluir
  7. Trícia, ô coragem, mulher! Gostei de ver!!! E que ótimo que tudo tem funcionado pra vcs! Mas é o que eu sempre falo: cada família vai arrumando seu jeito! Um beijão!!! Lili, @trilhasecantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, cada família precisa se sentir confortável e tranquila com a decisão que tomar. Sou mega tranquila com relação a nota, se um dia a nota ficar um pouco mais baixa por conta da viagem não vou achar ruim não...kkkk...acho que ela aprende muito mais viajando que na escola. :P

      Obrigada pelo carinho! :*

      Excluir
  8. Que maravilha, Tricia, que a escola tenha tanta flexibilidade! Não é o nosso caso... Mas a gente vai fazendo os malabarismos! Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, essa escola tem flexibilidade. Foi uma das primeiras coisas que conversei com a direção antes de matricular as crianças. Minha filha iria para a escola militar ano que vem, mas eles ñ permitem viagens fora do período de férias e as crianças só tem 15 dias de férias em Julho. Desistimos!

      Excluir
  9. Falou tudo! Exige coragem e malabarismo! Acho que tem alguns pais aí com preguiça de se empenhar e acabam viajando só na alta temporada, kkkk Porque realmente dá um certo trabalho falar com professores, ajudar a criança e lidar com o cronograma de recuperar o que foi perdido. Não é pra qualquer um! Parabéns!! Bjs, dos 4 Ases :)

    ResponderExcluir
  10. O Post é incrível e concordo com tudo sim. A responsabilidade não se cria do dia para a noite, e sim ao longo dos anos, e e isso deve ser colocado e ensinado para a criança desde cedo. Muito difícil para mim tirar férias em meses tipicamente de férias, então com isso viajamos em período letivo mesmo, e cada ano vemos o que terá para avaliarmos o melhor período. Agora claro, estudar, tirar notas boas e fazê-lo entender isso é fundamental, assim como nós adultos temos que deixar tudo bem aprontado no trabalho, justamente para que não nos liguem nas férias....rsrsrsrsrs...

    E vamos viajar.

    ResponderExcluir
  11. Show Trícia! Adorei seu post, parabéns pela filhona e pela coragem de continuar tentando viajar durante as aulas! Espero conseguir também, mesmo que um pouquinho. Bjs Angelica @descansanavolta

    ResponderExcluir
  12. Trícia,
    Aqui só pode faltar aula se estiver "muito"doente kkkkkkk
    Graças a Deus esse ano não teve nenhuma falta fora as viagens.
    Concordo com tudo o que vc falou. E com certeza a fácil readaptação dela é reflexo da sua tranquilidade. Eu sou muito nervosa e esse assunto tirou meu sono esse ano. Mas sobrevivemos. Espero encarar o segundo ano com mais tranquilidade.
    Beijão para vcs!

    ResponderExcluir
  13. Trícia, meu filhote ficou fora em maio desse ano por oito dias, na volta, suas notas também melhoraram. São os ares da Disney ou a viagem o motivou? Sempre passo para ele que quem quer viajar durante o período escolar, tem que ter notas boas. Mas nem tudo são flores, reclamou um bocado de ter que botar a matéria em dia.
    Abraços.
    Patricia Tayão.
    www.viajarhei.com
    @viajarhei

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante seu post! Adorei saber que é sim possível viajar no período letivo sem prejudicar tanto as crianças, esse é meu maior medo quando o mais velho for para o ensino fundamental! Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Trícia, somos adeptas da mesma cartilha, se as crianças estão dando conta do recado, continuamos viajando durante o ano letivo. Nosso filho do meio fará vestibular próximo ano e como ele é extremamente responsável, já nos avisou que não fará nenhuma viagem em 2017, mas estamos programando alguma coisa em julho para que possamos sair juntos já que a partir de 2018 ele estará na faculdade (se Deus quiser) e aí a rotina será bem diferente. Provavelmente ele não terá o mês de julho todo livre, já entrei em contato com o colégio e ficaram de me passar o calendário de 2017 o mais rápido possível para vermos as possibilidades de destinos. E assim vamos levando, sempre em contato com a escola e tudo vem dando certo.

    ResponderExcluir
  16. Sua filhota está de parabéns!
    Aqui a pequena é preguiçosinha. Ainda não entendeu a real importância do ritmo de estudos.
    E que fofa essa escola, hein? Fazer um calendário de provas só para ela!
    Vou conversar com a escola aqui também! Quem sabe eles não flexibilizam e eu que estou "comendo mosca". kkk

    ResponderExcluir
  17. Olá! Achei interessante seu caso e experiência de só viajar em período letivo! Isso mostra que é possível SIM fazer essa "loucura"! Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...