segunda-feira, 10 de março de 2014

semanada...


Bom Dia!


Há quase 4 anos atrás resolvemos começar a educação financeira da Giovanna (falei disso aqui), estimulando com o cofrinho e as notas de brinquedo. O tempo passou e aquele comportamento dela, aos 3 anos de idade, de saber esperar e ver se podemos ou não comprar determinado brinquedo continua. Hoje, aos sete anos, acreditamos que ela já possa começar a ter seu próprio dinheirinho através da SEMANADA.

Combinamos que, todo sábado, ela vai receber R$5,00 (cinco reais) e guarda no cofrinho até decidir o que vai fazer. Estabelecemos que, ela irá receber um plus (ainda sem valor definido) em datas especiais como: aniversário, dia das crianças, dia da filha (clique aqui para entender), Páscoa, nas férias etc.

Ela já tem R$10,00 guardado e falou que quer guardar três meses. Tirando a semanada, a Gigia tem um cofrinho onde guarda o troco do lanche (que as vezes compra na cantina da escola), uma moeda ou outra que damos pra ela. O cofre zerou, porque ela abriu para comprar a boneca da Elsa (de Frozen), tivemos que complementar o valor, mas ela ficou super feliz pq ajudou a comprar. 

Sendo assim ela tem duas formas de poupar: o cofrinho (mais a longo prazo) e agora a semanada. E assim vamos ensinando a Gigia a usar o dinheiro de forma saudável.

Temos uma outra ideia, ainda no quesito educação financeira de crianças, que ainda precisamos conversar para colocar em prática. Qualquer coisa eu volto aqui e faço um novo post sobre o assunto!


http://espelhodesi.blogspot.com.br
[2010] O cofrinho com notinhas de brinquedo, sem valor deu lugar a....


http://espelhodesi.blogspot.com.br
[2014] a primeira semanada!

4 comentários:

  1. Trícia sempre ensinei meus filhos a guardar dinheiro, mas fazia de uma forma diferente. Ganhando a mesada,semanada, ou aquilo que for, guarda uma parte e usa a outra. Pq qdo eles forem grandes, e os meus já são, eles não poderão guardar tudo, pq há despesas necessárias que eles precisam cobrir. Assim aprenderão a dividir e separar os seus ganhos e a poupar tbem. beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a idéia!
    Quando os meninos estiverem maiores e entendendo, também adotarei a prática! :-)
    Eu recebia semana qdo criança e era bem economica! :-)

    ResponderExcluir
  3. Quando daqui pro final do ano vou querer ensinar as meninas a guardarem no porquinho as moedinha.
    Parabéns pela iniciativa com sua menina, espero que aprenda a usar bem o dinheiro.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. sem,pre incentivo minha filhota
    desde de novinha ela tem cofrinho
    acho muito importante
    Nanda
    beijokas
    Linda Tarde

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...