terça-feira, 9 de setembro de 2014

dormindo sozinho no próprio quarto...



Olá!


Quem tem filhos, não é adepto da cama compartilhada e fez um quarto lindo para o filho dormir mas a última coisa que ele faz por lá é isso, vai me entender. É difícil fazer uma criança dormir na sua caminha, ainda mais se desde pequeno acostumar (como nós acostumamos, confesso!) a dormir na cama dos pais.

Aqui vivo duas fases. A fase berço e a fase "já durmo sozinha há bastante tempo", mas para a mais velha chegar neste nível demorou um pouco e foram várias etapas, tentativas, noites de sono mal dormida com uma criança que tipo - achava que a cama dos pais era só dela - e não deixava um centímetro sequer para nós dois, rsrsrs. 

Resolvi voltar no tempo e falar da minha experiência e o que tentei na época e deu certo. Como toda mãe moderna, rs, pesquisei muito na internet, muito! Li muitos blogs, peguei tudo quanto é tipo de dica, simpatia e o que mais imaginarem. Comprei um conjunto novo de lençol de cama, da personagem que ela gostava (Marie, na época), arregacei as mangas e tentei.

O que funcionou afinal de contas? Muita paciência e...

1. Bibi vai para a sua cama (Alejandro Rosas)

Fonte: Google Imagens

Gente, muito amor nesse livro ó (Gracias Alejandro!), ele retrata bem o que é ter uma pessoinha, grandinha, no meio de dois adultos em uma cama - minha filhava achava o máximo a parte que Bibi diz que se sente uma salsicha, rsrsrs - pq é bem isso mesmo.

2. Controle de dormidas + "recompensas"

Peguei uma folha de papel e, junto com ela, estabeleci que ali seria uma espécie de controle de dormidas (ok! não dei esse nome, mas não lembro o termo utilizado na época, já faz um bom tempo....). Cada noite dormida inteira no quarto ganhava um adesivo que ela ia colar no controle (uma folha de papel em branco, presa no guarda-roupa).Nem preciso dizer que ela ficou empolgadíssima pq ia colar adesivos né? Quando ela completasse 10 estrelinhas ganharia um pijaminha novo (rsrsrsrsr).

e por fim, a mais gostosa das etapas do projeto: "dorme no seu quarto minha filha" - contar histórias pra ela dormir

Tá certo que lá pelo meio do caminho rolava aquela tentativa de enganar o sistema, me driblar e ir dormir conosco mas eu tinha que ser forte pq se tem uma coisa que criança sabe fazer é isso - chantagem emocional - sabe a carinha do gato do Sherk que engana a todos? Elas fazem igualzinho! Ai como resistir né? Só com muita força na peruca, fé e foco!

No final das contas, depois de uns 15 dias (funcionando de fato o projeto) minha filha passou a curtir sua cama, seu espaço, seu quartinho. De vez em quando é claro, ainda a fazemos dormir seja no sofá, na cama, na rede, lendo, assistindo um desenho, pq amamos este momento....mas é importante que ela aprenda a gostar do seu espaço e a ter sua rotina. 

Foi isso!

Como atualmente estou na fase berço, acredito que mais alguns anos eu venha ler novamente este post pra relembrar o que fiz e pegar novas dicas...

Um comentário:

  1. oi Trícia... estou nessa fase de "filha, por favor dorme na sua caminha". Já foi cama, roupa de cama e até quarto novo, mas até agora nada. Vou seguir as dicas e ler o livro indicado. bjk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...