segunda-feira, 13 de outubro de 2014

BC - Qual é seu blog? e #3/15 - blog


Fonte: Google Imagens

Olá!!

Hoje teremos um post 2 em 1 - a temática de hoje cabe tanto ao #15projetinhos quanto a BC - Qual seu blog?, organizada pela queridíssima Jô Turqueza

Antes do Espelho de si eu abri uns 2, 3 blogs e nenhum foi pra frente. Em maio de 2010 resolvi abrir mais um, sem pressa. E ó, deu certo! Já são 4 anos neste espacinho fofo que eu adoro. Aqui eu gosto de falar sobre maternidade, cinema, livros, música, viagens, crianças e de vez em quando tem até receita, rs. Através do blog conheci pessoas super queridas e aprendi muito ou melhor, aprendo ainda.

                                                          ***

Para quem tem vontade de ter um espaço para chamar de seu, ai vão alguns passos para criar um blog. Vou dar o exemplo da plataforma blogspot que é a que eu uso.

1. Existem duas plataformas para hospedar seu blog que são bem conhecidas e muito usadas: Blogger e Wordpress

2. Ao fazer sua conta (no caso do Blogger ele vai usar uma conta do Google), você vai perceber que existe um template padrão (que nada mais são que layouts pré-definidos de graça!)

3. Crie conta, login e e-mail, preferencialmente, com o nome do blog. Depois que ativar a conta você pode começar a postar.

4. Escolha um dos templates oferecidos, personalize com o estilo do seu blog. Existem outros blogs que dão mil dicas para deixar o seu espaço com seu jeitinho, eu super indico ler o da Elaine Gaspareto (aqui). 

5. Depois de criar tudo, basta começar a postar! É legal ter uma certa frequência de atualização, posts com fotos também são bem interessantes. Tome cuidado com erros de português! 

6. E aí? Como vou divulgar meu blog? Hoje em dia existem muitas formas de fazer isso. Criando uma fanpage no facebook (indico!), perfil no instagram e divulgando nas suas redes sociais. Só não é legal entrar em outros blogs e comentar "Visitou meu blog hoje? Comenta lá!". É o famoso "sigo de volta", isso é bem chatinho....

7. No início, é claro que o blog vai ter poucas visitas, poucos seguidores e você pode até ter a impressão de estar falando sozinho, mas no começo é assim, com o tempo e se você também se dedicar ao espaço a tendência é que as estatísticas comecem a mudar! Siga blogs, comente, participe de blogagens coletivas (vários blogs falando sobre o mesmo tema!). A dica é interagir!

E aí, resolveu abrir um blog? Vem aqui comentar e deixar seu endereço que vou lá te visitar! Seja bem vindo a blogosfera!

14 comentários:

  1. Adoro escrever no meu blog. Criei ainda antes de estar grávida e virou um hobby pra mim...
    Mas confesso que escrevo mais pra mim e familiares/amigos do que para o público em geral.. Além disso, imprimo o blog e fica como um album de fotos com histórias. :-)

    PS: sempre vejo seus comentários no meu blog, mas acho q deve ter algum bug no meu navegador, pq não consigo responder! Só postar outro comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!!!!!

      Bom te ver por aqui moça. Adorei a tua ideia de transformar em livro o blog, achei super diferente e uma forma de guardar as lembranças dos teus filhos. Show mesmo!

      Excluir
  2. Parabéns pelos 4 anos... o meu tb vai fazer 4 anos semana que vem!!! Abs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tricia
    Vim retribuir a visita na BC da Jô.
    Olha so quantas coincidências! Somos psicólogas, mães de dois anjos, temos cachorros e nossos blogs têm a mesma idade...rsrs. Adorei seu cantinho!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Trícia:
    Também adoro meu ratinho, rsrsrsr.
    Já pensei em mudar, mas não tenho coragem.
    Não sou nada disciplinada, mas gosto muito de manter a organização do blog - principalmente no que diz respeito ao visual e conteúdo.
    Bjs.:
    Sil
    AH! Geralmente ás quartas, eu publico dicas sobre "A ARTE DE BLOGAR" e deixo aqui o convite pra você passar por lá pra conferir (se quiser e puder).

    ResponderExcluir
  5. que dicas valiosas
    encontrei aqui
    e parabéns pelos 4 anos

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Trícia
    Parabéns pelos 4 anos do seu blog...
    Que vc colha alegrias sempre!!!
    Vale a pena blogar!!!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  7. Trícia gostei demais das dicas, quem quiser ser blogueiro é só vir aqui e seguir todos os passos. Adorei!!!

    Estou muito feliz em participar dessa Blogagem Coletiva. Antes do Entre Marés eu tive outro blog também. E, paralelo a ele, tive outros 2, mas foi o Entre Marés que ficou no coração. rsrs... Estou com ele desde 2008. Conheci muita gente na blogosfera, outros conheci pessoalmente. Costumo dizer que a magia de blogar é visitar outras pessoas e interagir com elas. Mesmo que as vezes eu fico tempo sem postar, eu não consigo parar. O blog é um escape, um mundo a parte, é algo que me completa!!

    Feliz em conhecer o seu cantinho!!

    Se quiser conhecer o Entre Marés, participo da BC nesse link: http://minhasmares.com.br/2014/10/16/blogagem-coletiva-qual-seu-blog/

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Trícia, que bacana conhecer você e seu blog. Gostei demais de ter tido essa oportunidade na Blogagem da Jô. Meu blog também tem 4 anos e eu adoro blogar! Suas dicas são preciosas e esclarecedoras! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Trícia, muito legal esta tua maneira de explicar "Qual seu Blog", vc pode dizer que seu blog é de aprendizagem. Você sempre ensina algo para todas nós. Abraços. Raquel superlinda.com

    ResponderExcluir
  10. Trícia,

    Foi bom ler as suas dicas. Apesar de estar também há quatro anos na blogosfera, é sempre bom lembrar dessas regrinhas.
    Pedir pra ser visitado ou seguido é o mais fora de ética em minha opinião. Rs
    Um lindo final de semana! Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...