sexta-feira, 4 de março de 2016

Condromalácia patelar...



Fonte: Google Imagens
Ois!


Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonada por atividade física, por suar a camisa. Meu foco não é ter o corpo trincado, barriga negativa nem nenhuma dessas justificativas de quem é viciado em musculação. Gosto de atividade física por simplesmente gostar. Para mim, o grande benefício é a saúde! Ponto final...

Finalzinho de 2012 eu sofri uma lesão no joelho - não recordo exatamente de que forma lesionei - acabei não fazendo nenhum exame na época pois estava grávida e não poderia fazer a ressonância magnética. Veio 2013, meu filho nasceu, parei as atividades físicas por um tempo. 

Em 2014 voltei pra academia, com força total...a dor voltou, procurei um médico, fiz alguns exames (menos a RM) e até então não apareceu nada, mas a dor continuava a me impedir de realizar alguns movimentos e com isso fui diminuindo a intensidade, perdendo a empolgação, a motivação...e a dor me acompanhando de vez em quando.

Em 2015, durante a minha viagem de férias, eu senti dores absurdas no joelho. Tinha que tomar remédio para aguentar as andanças nos parques de Orlando e mesmo assim a dor vinha com muita força, e o joelho muito inchado. Chegando no Brasil a primeira coisa que fiz foi marcar uma consulta. Fiz RM e o resultado: condromalácia patelar (ou condropatia patelar).

Para saber mais sobre a patologia, clique na imagem abaixo. 
Fonte: Google Imagens
Pensem em dores absurdas e em um joelho inchado de fazer todo e qualquer movimento. Tudo provocava muita dor. Sentar, levantar, subir escada (essa era a pior parte), andar muito tempo. 

Foram meses de tratamento com remédios, compressas e afins para esta semana, enfim, ter dado início a mais uma etapa do tratamento: fortalecimento muscular

Voltei pra academia com uma ficha específica para trabalhar o fortalecimento da musculatura, sem exercícios muito pesados e que, no momento, não posso fazer. Paralelo a tudo isso, voltei para a atividade que eu mais amo: BOXE (atividade que comecei a praticar em 2011 - como falei aqui).

Bom, o jeito então é aprender a conviver com a bichinha e não deixar que ela interrompa mais minhas tão amadas atividades físicas. Com isso dei pontapé no #projetoxocondromalacia (veja no instagram - @espelhodesi - o que eu tenho publicado sobre o projeto!).

Informações Importantes:

1. Para pessoas com lesões no joelho, como o meu caso, ou lesões em outras partes do corpo - existem três profissionais que são fundamentais para uma prática física com saúde e sem riscos: ortopedista, fisioterapeuta e professor de educação física. Fique atenta a orientação desses três para que sua atividade seja executada de forma correta e trazendo benefícios e não prejudicando ainda mais sua saúde!

2. NÃO PROCUREM O GOOGLE procure um dos profissionais que citei acima, eles podem dar as devidas orientações e encaminhamentos de forma correta e segura. 

3. Durante o exercício, se sentir dor, pare e busque orientação do professor de educação física da sua academia. Atenção, dor muscular é, até esperada na prática qualquer exercício - afinal de contas você está trabalhando a musculatura de uma forma mais intensa. A dor que cito é aquela que incapacita (ou incomoda muito) a prática de determinado exercício. 

4. Lembre-se de alongar bem o corpo antes de uma atividade física, isso já ajuda a prevenir possíveis lesões

5. Respeite seus limites, respeite seu corpo. Todos temos limitações, ninguém aqui é o super homem ou mulher maravilha. Cuidado, cautela e principalmente executar os exercícios da forma correta trazem benefícios ao corpo (e a saúde) - e sempre orientado pelo educador físico, nada de fazer por conta própria viu?
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...