sexta-feira, 15 de abril de 2016

Criança pode assistir filme acima de sua faixa etária?


Olá!

Como cinéfila de carteirinha e mãe resolvi falar sobre a decisão polêmica de alguns cinemas (aqui em Belcity todas as redes aderiram) que proíbem a entrada de crianças com idade abaixo da indicada na censura do filme, mesmo que, acompanhada dos pais e/ou responsáveis. Para mim, nada de polêmico nisso - isso é o correto a ser feito. Censura está aí por algum motivo não é mesmo? Mas vamos lá...

Alguns pais usam argumentos como: "Meu filho já viu vários filmes de super herói e não é mais um que vai deixá-lo impressionado" ou "Quem sabe o que é melhor para o meu filho sou eu e não a censura do filme!" (nem entrarei no mérito da discussão dessa frase). Ok. Pode até ser verdade que as crianças de hoje em dia já tenham assistido em algum momento de suas vidas filmes acima da faixa etária, afinal de contas na TV - principalmente a aberta - não passa só programação livre não é mesmo? Compreendo.

Vamos pensar juntos. Um filme com classificação para acima de 12 anos, você pai acha que o filme é light, chega lá com seu filho (que tem menos que a idade da censura) e depara-se com cenas violentas, com conteúdo de sexo, de drogas...enfim...e aí? Vai explicar tudo aquilo pra criança? 

Eu compreendo que muitos pais querem assistir tal filme e por não ter com quem deixar a criança acabam levando junto e nessa existem casos escabrosos como o dos pais que levaram duas crianças para 50 tons de cinza (aqui) - na sessão que eu fui tinham crianças também, uma inclusive com idade para compreender bem o teor do filme. E isso é bem mais comum do que vocês possam imaginar, vejo muitas crianças em filmes com classificação acima de 12 anos

Para barrar esse tipo de situação, e acredito que possíveis processos judiciais muitas redes optaram por não autorizar mais a entrada de menor, mesmo que acompanhado dos responsáveis. 

Vejam a classificação indicativa como funciona.


Mas, e o que diz a lei?

O artigo 2° do ECA diz que: "(...) o ingresso e a permanência de criança com idade inferior a dez anos em salas de exibição cinematográfica e em teatros somente serão admitidos se a criança estiver acompanhada por seus pais ou responsáveis, conforme prevê o parágrafo único do artigo 75 da Lei 8.069 de 1990, e desde que a classificação indicativa seja compatível com sua faixa etária"

Pronto, simples. Está explicadíssimo, sei que ela contradiz a regras da Classificação Indicativa que autoriza a entrada, mesmo que  classificação seja acima da faixa etária, porém aqui trata-se também de uma questão de bom senso.

Algumas crianças tem acesso para assistir em casa ou na internet conteúdos que não são apropriada para sua idade e cabe aos pais (ou responsáveis) permitir ou não. Esteja próximo do seu filho, verifique, analise se aquele programa, aquele vídeo que ele quer assistir é bom pra ele, se não vai ensinar algo que talvez ele ainda não tenha maturidade para aprender. 

Seja parceiro de seu filho. Não o exponha a conteúdos adultos sem necessidade, lembre-se que estamos falando de uma criança!

Eu me orgulho de um dos posts mais acessados no meu blog ser o que ensina a bloquear o codificador da SKY para evitar que crianças assistam o que não é apropriado para elas, acredito que isso seja sinal de pais que tomam cuidado com os filhos, existe muito conteúdo inapropriado para os pequenos na tv aberta, na tv a cabo, na internet devemos proteger nossos filhos e preservar a infância deles.

E você, o que acha? Concorda com a decisão dos cinemas de não autorizar a entrada de crianças em filmes acima de sua faixa etária?


4 comentários:

  1. Aqui em casa sempre procuramos respeitar as faixas, mas há alguns que naõ fazem mal nenhum avanças na faiza... beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Trícia, é a Vi, tem gente muito estranha, deixam os filhos assistirem filmes de terror e horror e nunca levaram os filhos para participarem de um enterro, alegam que pode traumatizar..
    A criança é criança, por mais inteligente que ela seja, não é adulto e precisa ser respeitada por seus pais,não cerceando o direito dela ser criança.
    Hoje em dia é normal vermos miniaturas de adultos, crianças fantasiadas e agindo como adultos, pulando um fase essencial da sua vida.
    Ótimo texto.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  3. Eu respeito a faixa etária tenho filhos de 7e 8 anos eu vejo filme de terror na internet eles de desenho e super heróis lights

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...