quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Estimule a independência do seu filho!

(Imagem que ilustra o post de hoje retirada do site da Revista Crescer)

Seu filho já não é mais aquele bebezinho que dependia de você para absolutamente tudo e isso eles deixam bem claro querendo fazer sozinhos atividades do dia-a-dia.

É, eles estão crescendo, e dá uma dorzinha no coração né? Mas ao mesmo tempo um orgulho danado. Estimular a independência do seu filho é um grande presente que você pode dar seu filho. Vamos a algumas dicas?

Até 3 anos: Se ele não quiser emprestar os brinquedos a um amigo, converse com seu filho, mas não entregue o brinquedo para a outra a criança. Ele precisa tomar a iniciativa de oferecê-lo e, assim, aprender desde cedo a negociar. A idéia pode ser aplicada em várias situações.

4 a 5 anos: Ele já sabe guardar os brinquedos, escolher as roupas, escovar os dentes, tomar banho sozinho – mas você precisa checar se tudo ficou bem limpinho – e ainda pode ajudar você em pequenas tarefas domésticas.

4 a 5 anos: Ele já sabe guardar os brinquedos, escolher as roupas, escovar os dentes, tomar banho sozinho – mas você precisa checar se tudo ficou bem limpinho – e ainda pode ajudar você em pequenas tarefas domésticas.

(Retirados do site da Crescer)

***

Bom, aqui em casa não é diferente. A filhota tem 4 anos e meio e uma sede de aprender enorme. Quer fazer tudo sozinha. Pouco a pouco vou deixando (tudo devidamente monitorado, claro!).

Toma banho sozinha (e troca de roupa), escova os dentes, arruma a cama para dormir, separa a roupa para ser usada no dia seguinte (assim como o material em dia de aula de natação), guarda todos os brinquedos (isso desde pequenina), come só, faz a maioria das atividades passadas no colégio para fazer em casa sozinha (me mostra depois, quando já está pronta) e até o cinto da cadeirinha já aprendeu a colocar (esse eu monitoro pra ela ñ prender o dedinho e se machucar).

Estimulamos a filhota assim desde pequena, acho que é fundamental que ela vá tendo estas pequenas-grandes conquistas. Ela fica super feliz quando consegue fazer algo novo só.

Experimentem, você e seu filho só tem a ganhar!!

Um comentário:

  1. É isso, eu também faço questão de ensiná-la certas coisas, tais como, ligar e desligar a TV, dar comida ao peixinho, estimulando assim suas responsabilidades com os outros, deixar resolver outras coisas mais.
    Parabéns pelo post, realmente maravilhoso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...