sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

volta às aulas!

Material escolar 

Livros deste ano
Para quem tem filhos em idade escolar todo ano é a mesma coisa. Matrícula, uniforme, livros, mochila (e lancheira, para os menores) e o tão temido MATERIAL ESCOLAR!  Já estou nesta rotina há 3 anos e não vejo isso como um bicho de 7 cabeças não (com organização financeira, dá pra fazer tudo tranquilamente!)


Hoje fui comprar os itens da lista que o colégio forneceu, fui sem a pimpolha e em meia hora consegui resolver o assunto comprando toda a listinha deste ano (gastando bem pouco!). Tranquilo, tranquilo!

Ano que vem estou pensando seriamente em levar a filha comigo para estas compras. Antes que pensei que pirei de vez, não, eu não pirei! Acho que isso é possível sim!! Basta paciência! 

Acredito que ela já maiorzinha poderei começar a ensinar a importância de fazer compras conscientes, sem ter que gastar valores altíssimos e optando por produtos igualmente úteis porém de preço menor. Não preciso trazer tudo de marca famosa, com a personagem do momento para que ela estude correto? E é justamente isso que pretendo ensinar para minha filha, levando ela para comprar o material do ano que vem.

Eu já faço um pouco disso. Tudo que ela nos pede (e olha que pede bastante coisa, rs) nós conversamos. Quando quer aquela Barbie caríssima eu mostro que é cara (por mais que possamos comprar) e que existem outras bonecas igualmente lindas (e bem mais baratas) com as quais ela pode se divertir da mesma forma. Já cheguei uma vez a mostrar pra ela que no lugar de uma boneca cara ela poderia levar três bonequinhas menores e ainda sobraria dinheiro para um lanche. Ela compreendeu, dentro da sua lógica infantil, e optou pelas três menores. Vejo ela usar isso nas brincadeiras...ou seja, vejo que ela entendeu o raciocínio, só não compreende valores ainda!

Ai vocês perguntam. Pra que isso?

Eu respondo. Acho FUNDAMENTAL saber usar o dinheiro. Aprender o valor das coisas, e se isso for ensinado ainda criança ela crescerá uma adolescente (e uma adulta) com consciência ao fazer compras e sabendo utilizar cada centavo que receber. 

Bom, o post era sobre material escolar e acabou indo para outro lado né? Mas voltando para o assunto original do post, agora o material está todo comprado é só esperar o ano letivo começar e o mundo de descobertas (e aprendizado) que espera a minha princesinha!

Concordam? Discordam? Querem tacar pedra? Deixem um comentário... 

3 comentários:

  1. Ano que vem, estarei comprando material escolar pela primeira vez!!! :-)

    Talvez até esse ano, no segundo semestre (faz 2 anos 22/09)... estamos decidindo como será mais prático (falo de logística, mesmo) já que teremos um segundo filho, bem pequenininho ainda...

    De qualquer forma, se não for em agosto, em janeiro do ano que vem, estarei nessa!! :-)

    E com certeza acho importante ensinar sobre dinheiro aos filhos! Uma vez vi na loja uma mãe com seu filho de uns 8 anos. Ele queria determinado brinquedo e disse "olha mãe, não é caro". E a mãe disse: "Tudo bem, então. Você paga metade com sua mesada e eu pago metade". E saiu andando, vendo outras coisas. O menino ficou parado, com o brinquedo na mão, numa dúvida... e depois desistiu e deixou de lado... Achei o máximo aquilo!! :-)

    Li num site sobre educação financeira que qdo a criança já está maior, tipo 7, 8 anos, é importante receber mesada. Mas em forma de semanada e o valor deve ser igual o da idade. Ou seja, 7 anos recebe 7 reais por semana. E os pais devem incentivá-la a economizar para depois comprar algo que queira... :-)

    ResponderExcluir
  2. Ai, já yo até vendo qdo começar a comprar os materiais escolares... Tô achando que meu lado "mulherzinha" vai querer colocar uns adesivos nos cadernos dele (mas adesivos de macho! :P ).

    Tbm acho FUNDAMENTAL ensinar à criança o valor do dinheiro, especialmente pq não vivemos tempos fáceis... Td requer muito trabalho, né? A criança não pode achar que td é de mão beijada, tem que valorizar o esforço dos pais para conseguir dar o melhor a ela... Nosso plano é de dar uma mesada ao Moisés qdo eles estiver maiorzinho e ensinar que qdo ele quiser alguma coisa e não for época de aniversário, Dia das Crianças, etc, que ele pode economizar pra comprar com o dindim dele, fazendo o esforço necessário para conseguir ;)

    ResponderExcluir
  3. Post importantíssimo, principalmente a parte da educação financeira...hehehehe.... Fico louco só de pensar no preço que pagamos por tudo. O Preço do material escolar até que foi baratinho perto do que vemos por ai as pessoas comentando (mas também porque não procuram, seja à vista ou no cartão). Caro foram os livros na pequenina, 2x e meia o valor do apetrechos, um ABSURDO. Dessa forma que o Governo incentiva a educação de seus filhos, cadê a redução dos impostos em algo que é base de qualquer Governo: EDUCAÇÃO. Enfim.
    Que venham os estudos e desejo que todas as crianças tenham esta oportunidade realmente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...