terça-feira, 21 de maio de 2013

[Dica] Organizando o estudo das crianças

BOM DIA!

Gosto de compartilhar ideias com vocês, meus queridos leitores. Hoje a minha dica é relacionada a "Organização de estudos". 

Aqui em casa procuramos acompanhar o mais perto possível os estudos da filhota (já falei mais ou menos sobre isso aqui). O que resolvei falar hoje foi sobre como nos organizamos na época das provas, principalmente se forem as primeiras avaliações da criança (como é o nosso caso aqui).

Aproveito todo o material que o colégio dispõe: as revisões que vem no caderno, o conteúdo em si dos livros e acrescento com algum material que encontre na net (em site confiáveis, óbvio!) e até em jogos lúdicos que possam ajudar a entender algum conteúdo mais complicado. Olho matéria por matéria e monto um calendário de estudo baseado no calendário das provas.

Tenho o calendário de provas da filhota na Agenda e vou preparando uma revisão para que ela possa estudar. Hoje, sou eu quem faço isso pra ela (e com todo o prazer do mundo!rs) amanhã ela quem será a responsável por isso. Temos que ensinar nossos filhos a estudar. Abaixo, uma foto das revisões que montei para ela estudar na I avaliação.


Fonte: Arquivo pessoal

Agora com a proximidade das provas da II Avaliação resolvi organizar o material das provas que passaram e começar todo o processo de novo, rs.

Uso uma pasta com divisórias de plástico. Em cada plástico coloquei a prova da I avaliação + as revisões que montei e que ela estudou (a matéria das provas no colégio dela é cumulativa), assim não corremos o risco das coisas simplesmente sumirem no meio de tanto papel.


Fonte: Arquivo pessoal

Nesta mesma pasta guardo os trabalhos que ela faz (já foram 2 este ano.#own) e claro todo o material necessário para o estudo: papel almaço (fazia séculos que eu não usava) e alguns impressos de material complementar que achei na net. Este meu esquema de estudos com ela tem dado certo e, em time que está ganhando não mexemos correto? 

A intenção é realmente ensinar ela a estudar sozinha, não tenho a menor pretensão de ficar na semana de provas sentada ao lado dela 100% do tempo. A minha ajuda ela sempre irá ter, mas precisa aprender a ter autonomia e responsabilidade para estudar e isso, se aprende também!

E você, que tem filhos, como fazia ou como faz?


3 comentários:

  1. Com certeza, você está coberta de razão quando diz que não estará cem porcento ao lado, mas sim ensiná-la a estudar, até que um dia sem mais nem menos, elá dirá: -Mãe estou indo para a sala estudar. Aí pronto, você verá que tudo valeu à pena.

    Organize também a vida do seu filho, não fazendo por ele, e sim ensinando-o a fazer por si próprio.

    Vamos lá!

    ResponderExcluir
  2. Oi Trícia,
    Bem organizada a maneira como vc está acompanhando sua filha nos estudos, provavelmente, ela terá esta mesma dedicação e organização ao ver vc agindo assim.
    Por enquanto, ainda não estou nesta fase das provas, apenas das tarefinhas de casa, mas de qualquer forma, espero conseguir fazer uma rotina bacana e adequada para os estudos por aqui.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, Trícia, organização é fundamental e fazer com que o aluno estude sozinho é o melhor crescimento.
    Tenho dois filhos e errei um pouco com o mais velho, que sempre o acompanhei bem coladinha em seus estudos e até ele ficar independente, deu muito trabalho, diferente do mais novo que é totalmente independente desde pequenino.

    Eu trabalho com aprendizagem e cognição e o meu principal objetivo com meus alunos é fazerem com eles sejam independentes em seus estudos e suas tarefas.

    Xeros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...