quinta-feira, 25 de junho de 2015

#bibliotecadaGigia

Olá!

Quem acompanha o instagram do blog já conhece essa hastag. Nela eu marco os livros que minha filha de 8 anos tem na sua pequena biblioteca. Resolvi dividir com os leitores do blog essas dicas de leitura.

Diário de Pilar e Confissões
Coleção "Diário de Pilar"  * (está no nosso top 5)
Esta coleção conta a história da menina Pilar, seu amigo Breno, seu gato Samba. Os 4 embarcam em divertidas aventuras e conhecem lugares encantadores: Machu Picchu (lido), Grécia,Amazônia, Egito e em breve será lançado o Diário de Pilar na África. 

Os livros são lindos! Mesclando as belíssimas ilustrações de Joanna Penna com fotos dos locais dá pra criançada conhecer bastante sobre a cultura de cada lugarzinho que Pilar e seus amigos se aventuram! 

PS: A Pilar tem blog (aqui) e fanpage (aqui). Chique ela!rs

Autora: Flávia Lins e Silva
Editora: Zahar

Coleção "Confissões de um(a) vilão(a) de conto de fadas"

Tem dois volumes "A irmã nem tão feia assim de Cinderela" e "O grande lobo mau". Os livros tem formato de diário e contam o que aconteceu após o "Felizes para sempre" e a versão do lobo das histórias que ele está envolvido. Bem divertido! 

Autora: Claire Pyatt
Editora: Ciranda Cultural.

Bat Pat
 Coleção Bat Pat. (está no nosso top 5)
Sou suspeita para falar, sou fã da escrita do Roberto Pavanello e do morceguinho mais fofo que já vi. Bat Pat e seus amigos Rebeca, Martin e Leo encaram as maiores aventuras. No Brasil existem 14 volumes da coleção, mas fora daqui existem muito mais volumes, alguns inclusive com cheirinho. Uma pena que não tenha previsão para traduzirem os outros volumes.

Roberto Pavanello tem outras coleções. Lançada no Brasil somente a 'Flambus Green' e fora daqui tem o 'Trio Beta" (três morceguinhas). Tenho esperanças que a Ed.Fundamento traga logo esses livros pro nosso país.

Autor: Roberto Pavanello
Editora: Fundamento.

Bat Pat

Clássicos


Esses aqui foram os primeiros livros (grandes) que a Gigia leu. Começou pelo clássico (e sempre lindo) "O pequeno príncipe" (que dispensa comentários), depois leu "Uma casa na floresta" (Laura Ingalls) - um livro que marcou minha infância e é um dos favoritos da Gigia também. Tem uma narrativa bem detalhada, suave e muito bonita. Vale a pena!

"Rosa Maria no Castelo Encantado" é outro livro que marcou minha infância, inclusive essa edição da foto (e que ela leu) é minha, de quando eu tinha 6 anos e li. Emocionante poder passar pra ela. Depois desse, ela leu outros 2 livros também do Érico Veríssimo: "Outra vez os três porquinhos" e "Os três porquinhos pobres". Narrativas bem diretas, simples e uma boa indicação para quem está começando a se aventurar em livros um pouco maiores.

Museu da Aventura, Escola Picles e Judy Mood
Aqui outras coleções que ela AMA!

Coleção Museu da Aventura (está no nosso top 5)
Thomas Brezina simplesmente ARRASA nessa coleção! Ele leva a criança a conhecer grandes artistas como Leonardo da Vinci, Van Gogh (lidos), Monet, Rembrant e Michelangelo. Tudo de forma bem interativa (cada livro traz uma forma diferente de interagir com a criança: no de Van Gogh são cartas, mapa, lupa. No de Leonardo da Vinci, um código para desvendar e assim por diante).

Fantástico! Ensina cultura de forma bem divertida! Super indico!

Coleção Escola Picles de Ensino Fundamental (está no nosso top 5)
Gigia simplesmente AMA essa coleção! Já leu duas vezes um dos livros, rs. Uma pena que só tenham três volumes. "As aulas do professor Dinossaurus", "As aulas do professor Bocão" e "As aulas da professora Galáxia". Os livros são tão, mas tão bons de ler que dá uma vontade enorme de ser aluno dessa escola e assistir as aulas desses professores. 

Editora: Cia das Letras.

Coleção de livros da Judy Mood
Judy Moody é protagonista de uma série bem conhecida (principalmente no EUA) que tem inclusive filme lançado. Este foi só o primeiro que a Gigia leu dessa garotinha que muda de humor com uma rapidez enorme! (rs) Para conhecer mais sobre a coleção clique aqui e acesse o site oficial.

Autora: Megan McDonald
Editora: Salamandra.

Clássicos para sempre
Coleção Clássicos para sempre
Est coleção traz clássicos da literatura infanto-juvenil com ilustrações bonitas e um texto super fácil de ser lido. Os volumes lançados são: Alice no país das maravilhas (lido)A ilha do tesouro, Os três Mosqueteiros e Mulherzinhas.

Editora: Girassol

Livros do Stephen Hawking
Livros de Stephen Hawking
O gênio Stephen Hawking e sua filha Lucy escreveram estes dois belos (e grandes!) livros para a criançada conhecer mais sobre o Universo. Os livros são bem longos, com muitas ilustrações e algumas explicações técnicas. 

PS: So achei os livros para vender no "Estante Virtual".

Autor: Lucy e Stephen Hawking.
Editora: Ediouro.

Museu da Aventura e Agatha Mistery
Coleção Agatha Mistery
Agatha é uma menina curiosa que resolve investigar mistérios bem misteriosos! (rs). Divertidíssimo! Já tem 3 volumes lançados (no Brasil, pq fora tem vários): O enigma do faraó, A pérola preciosa e A espada do rei da Escócia. Vale a pena a leitura!

Autor: Mario Pasqualotto
Editora: Fundamento.



Contos.

Histórias de Tia Anastácia (Monteiro Lobato) dispensa comentários não é?. Tesouro de Contos de Fadas (dos Irmãos Grimm) é um clássico, com histórias lindas. Gigia adora! De vez em quando pega pra ler novamente!




Por fim, a mais nova aquisição e sinto que mais uma coleção vem por aí, rs.

Coleção Go Girl!
Essa ainda não li (sim, eu leio todos os livros dela! rs). Mas pelo que vi na internet cada livro da coleção tem uma menina como principal personagem e esse chamou atenção da Gigia pelo caratê (que ela faz e ama!). Também é uma coleção bem grande (deve ter uns 20 livros, rs).

Autora: Chrissie Perry
Editora: Fundamento.

E aqui todos os livros reunidos. Alguns que ela já leu não estão na foto pq ela emprestou e outros ela deu para o "Bookcrossing". Faltam alguns livros, mas entram no próximo post #bibliotecadagigia.


Espero que tenham gostato!

2 comentários:

  1. Olá, adorei as dicas, também tenho uma filha de 8 anos (Sarah) que está começando a migrar para livros maiores. O primeiro que comprei foi "O livro sem figuras" (hilário) para ela saber que um livro pode ser divertido mesmo sem ilustração. Ela recomenda para todos os amigos.uma recomendação minha é a bolsa amarela da Lygia Bojunga fala dos sonhos e inquietações de uma menina de 10 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O livro da Lygia Bojunga já está na wishlist, no momento ela está lendo o da Malala e adorando. Vou procurar a indicação da Sarah, deve ser bem divertida!

      Obrigada! Bjos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...