domingo, 21 de junho de 2015

[diva] Privacidade no facebook: parte II.

Bom Dia!


Um dos posts mais lidos daqui é o de Controle de pais da SKY e falando sobre um tema semelhante (segurança, privacidade, cuidado) hoje resolvi escrever sobre privacidade no facebook

Muitos não sabem como deixar seu perfil um pouco mais seguro e longe do olhar curioso de outras pessoas. A parte I desse post você confere aqui.

Vamos a um passo a passo então (as configurações que mostro a seguir foram feitas no computador, para o app do facebook o passo a passo é um pouco diferente).


Na barra inicial onde tem seu nome (aquela azul que fica na parte de cima da tela), clique no cadeado. Ele irá abrir o menu "Atalhos de Privacidade". Nele você poderá fazer várias configurações.

1. Preferência de privacidade:

a) Suas publicações:


Este menu é bem fácil de configurar, nele você poderá definir quem lê o que você compartilha na sua timeline (ou feed de notícias). 

Pode deixar nas opções: Público (qualquer pessoa, inclusive quem não é seu amigo, poderá ler ou ver!), Amigos (seus amigos no face poderão ver, mas lembre-se que se você tiver perfil de empresa adicionado, eles também terão acesso a esse conteúdo!), Somente euAmigos exceto (aqui você pode restringir a publicação para que determinada pessoa ou determinado grupo pré-definido veja - para saber sobre esse grupo clique aqui).

b) Seus aplicativos:


A explicação de como configurar esse menu está na própria tela! :)

c) Seu perfil


Bom, aqui acredito ser uma área importante, onde você define quem terá acesso a seus dados. Lembre-se que não há garantias de que, mesmo com seu perfil bloqueado (na opção 'Somente eu') ninguém tenha acesso. Estamos falando da internet e por isso acredito que todo cuidado seja pouco! Aqui o esquema "Público, Amigos e Amigos exceto..." continua valendo.

Feito isso, parte 1 concluída. Vamos ver as outras opções.

2. Quem pode ver minhas coisas?



a) Quem pode ver minhas publicações futuras?
Mesmo sistema de escolha de quem vai ver sua publicação. Público, somente eu, Amigos, Amigos exceto...

b) Onde analiso quem pode visualizar ou localizar meu conteúdo publicado ou no qual fui marcado?

Ao clicar em "Usar o Registro de Atividades" você terá acesso a: análise da linha do tempo e análise de marcações (ótima para aceitar ou não uma foto que foi marcado, por exemplo), suas publicações, publicações que foi marcada, publicação de outras pessoas, publicações que você ocultou, fotos (onde mostra as fotos que curtiu, os vídeos que assistiu, fotos com você e suas fotos), curtidas (tanto o que você curtiu em páginas quanto em publicações - inclusive nos grupos que você participa), comentários (absolutamente TUDO que você comentou aparece aqui!) e vários outros itens como amigos, notas, vídeos, grupos etc.

c) O que as outras pessoas podem ver na minha linha do tempo? 
Clicando em "Ver como" você sabe exatamente o que cada um dos seus contatos no facebook vê quando abre seu perfil. 

3. Quem pode entrar em contato comigo?



a) De quem desejo filtrar as mensagens da minha caixa de entrada?
Aqui você escolhe quem pode mandar mensagem pra você.

b) Quem pode me enviar solicitações de amizade? 
Você pode optar por qualquer pessoa (Todos) terem acesso a enviar pedidos de amizade ou somente Amigos de Amigos.

4. Como faço para impedir alguém de me incomodar?


Uma opção para impedir que alguém entre em contato com você pelo facebook é bloquear o contato. Ao bloquear uma pessoa ela não irá encontrar você na busca, não poderá mandar mensagem e nem escrever na sua timeline. É como se você não tivesse perfil no face. 

Estas são as configurações básicas de privacidade para ter acesso ao restante das opções clique em Configurações e depois em Privacidade

Espero que tenham gostado!
(Vou preparar um post falando sobre privacidade no instagram, whats app e twitter. Aguardem!).

Leiam também:

[dica] Privacidade no facebook: parte I.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...