quinta-feira, 18 de junho de 2015

educação financeira para crianças...

Fonte: Google Imagens
Olá!

Esse assunto já passou por aqui pelo blog (aqui e aqui) e acredito que seja uma temática importante e que deva fazer parte da vida dos pequenos. Aprender aprender a importância de poupar e principalmente aprender a usar o dinheiro é algo que pode se fazer presente desde pequenos.

Aqui já damos uma semanada pra minha filha mais velha (o mais novo por enquanto passa longe desse ensinamento) desde o ano passado e ela tem mostrado ser bem consciente no uso do dinheiro. Guardou uma parte para usar na viagem de férias que fizemos em dezembro e usou o restante durante o ano. Comprou livro pra ela, carrinhos pro irmão, bombom (rs)...enfim, acredito que tenha feito um bom uso.

Diante disso e, como forma de continuar ensinando sobre o uso do dinheiro, resolvemos dar mais um passo na educação financeira dela. Solicitei o cartão Mesada da Turma da Mônica (aqui). Ele tem bandeira VISA, é um cartão pré-pago (eu estabeleço o valor que vai ter para ela usar) e funciona como um cartão de débito.

A quantidade de adolescentes (e adultos) que não possuem controle com dinheiro é enorme e parte disso é falta de uma boa educação financeira pois não sabem como usar o dinheiro e com isso acabam gastando além do que recebem e vira uma bola de neve. 

Hoje em dia em muitas escolas existe um espaço para a educação financeira. No colégio dos meus filhos não tem e se no colégio onde seu filho (neto/sobrinho/afilhado o que for...) estude também não tiver veja as outras formas que podemos contribuir para que eles aprendam sobre o assunto.

  • Coleção de livros sobre Educação Financeira (aqui): Reinaldo Domingos tem uma coleção de 3 livros muito bons para falar sobre dinheiro com a criançada. Vale a pena a leitura, junto com a criança!
  • Kit Descobrindo o valor das coisas (aqui): com a ajuda da Turma da Mônica a criança vai aprendendo junto com os pais várias dicas sobre educação financeira.
  • Livro "O menino do dinheiro" - Reinaldo Domingos (aqui): muito bom! Super indico!!
  • Livro "O menino, o livro e os três porquinhos", também de Reinaldo Domingos (aqui): nele o autor fala sobre os três porquinhos - a curto, a médio e a longo prazo. Ótimo para ensinar a importância de poupar e a aprender a traçar metas para o uso do dinheiro.
Além da semanada e do cartão pré-pago o cofrinho continua firme e forte existindo. Lá ela guarda o troco do lanche, uma moedinha ou outra que damos pra ela e no final do ano vai abrir pra ver o quanto conseguiu guardar. 

Acredito que ensinar a usar o dinheiro ainda é a melhor alternativa para que possamos ter adultos conscientes. 


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...