Olá!
Foi lançado no início do mês o navegador 'Kiddle' que tem como principal proposta ser um navegador seguro para crianças, bloqueando assim conteúdos considerados impróprios para os pequenos.
O site usa o sistema 'SafeSearch' que utiliza filtros manuais - vale lembrar que, essa função, pode ser habilitada em qualquer navegador, inclusive em celulares.
Eu testei o navegador e não achei ele eficiente. Pesquisei várias palavras com teor impróprio para os pequenos e ele não bloqueou quase nada. De 10 palavras, 9 passaram pelo filtro e consegui ler notícias sobre o assunto, ou seja, somente uma o navegador reconheceu como não sendo apropriada e bloqueou.
A ideia de um navegador seguro é interessante, mas ainda precisa melhorar bastante para que possamos nos sentir mais seguros quando nossos filhos estiverem navegando.
Independente da ferramenta garantir essa segurança o cuidado e principalmente a supervisão ainda são os melhores conselheiros e, claro, conversar com a criança para explicar o que pode, não pode, o que deve, o que não deve. Criança é curiosa, ela está explorando o mundo e cabe a nós analisar e cuidar a que mundo ela está sendo exposta.
Existem formas de bloquear os navegadores e também o youtube, trazendo assim um pouco mais de segurança para as crianças ao navegar. Como minha filha quase não usa computador (ela não é muito fã de jogos online) eu confesso que não tenho nada bloqueado. Diferente do tablet dela que é com senha e ela só tem acesso aos jogos e ao bloco de notas, rs.
Para ler outras dicas sobre navegação segura e sobre como fazer esses bloqueios, deixo os links abaixo.
Informação importante:
Você sabia quem hackers conseguem acessar - de forma remota - ou seja, à distância, a webcam do seu notebook ou a câmera frontal do tablet/celular?
Sim, sim....podem! Eles instalam um vírus que permite o controle remoto do acesso a webcam (ou a câmera frontal do celular/tablet - pelo que li, essa é um pouco mais difícil, mas não impossível!) e você dificilmente vai saber que sua webcam está ligada - por isso, mais uma vez....cuidado!
Todo cuidado é pouco quando trata-se deste mundo que é maravilhoso e ao mesmo tempo aterrorizante que é a internet. Alguns cuidados básicos:
- Não tenha perfil público em redes sociais (aqueles que qualquer pessoa, mesmo quem não é seu amigo) pode ver suas fotos.
- Não exponha fotos que identifiquem onde você mora ou onde seus filhos estudam,
- Aos usuários do Instagram (em breve entrará no ar o post falando sobre como ter mais segurança nesse aplicativo). Cuidado ao marcar um local no Mapa de Fotos do seu perfil, pense em quem está tendo acesso a tal informação.
- Faça uma pesquisa do seu nome no Google e veja o que acha. Pode parecer uma medida fútil, mas é importante saber que tipo de informação pessoal pode estar vinculada aqui na rede - e muitas vezes sem você ter a menor noção disso.
- Lembre-se que basta que a foto seja publicada somente uma vez na internet, não tem mais volta, por mais que você apague ela ficará sempre nos servidores.
- Pense muito antes de postar uma foto pessoal, seja no seu facebook, no instagram ou até mesmo ao compartilhar pelo whats app (lembre-se que você não sabe o controle/cuidado que a pessoa que está recebendo - ou pessoas em caso de fotos compartilhadas em grupos - tem com o celular e quem terá acesso a imagem).
Prometo que em breve sai o post falando sobre Instagram e Whats App dando dicas de como usá-los de forma mais segura. ;)
Leia mais:
Portal que engloba informações sobre segurança na internet no Brasil.
Não testei essa ferramenta, vou fazer isso e depois faço um post falando o que achei!
Não testei essa ferramenta, vou fazer isso e depois faço um post falando o que achei!
A reportagem ensina como fazer o bloqueio nos principais navegadores, no Youtube e dá dicas de segurança para uma navegação segura.
Caso tenha alguma dica sobre o assunto, fique a vontade para deixar um comentário!
Eu tive problemas com conteúdo impróprio aqui em casa com meu filho mais velho. Além desses filtros da internet, também baixei um aplicativo chamado "qustodio". Ele bloqueia esses conteúdos e ainda monitora o tempo e todas as atividades do usuário. Monitora até mesmo redes sociais ( só desse monitoramento não posso falar porque meu filho ainda não tem perfil em nenhuma rede social). De resto, estou gostando bastante. Tem ajudado aqui em casa. O aplicativo é gratuito e serve para Apple e Android.
ResponderExcluir