terça-feira, 29 de março de 2016

Kiddle (resenha) e segurança na internet.



Olá!

Foi lançado no início do mês o navegador 'Kiddle' que tem como principal proposta ser um navegador seguro para crianças, bloqueando assim conteúdos considerados impróprios para os pequenos. 

O site usa o sistema 'SafeSearch' que utiliza filtros manuais - vale lembrar que, essa função, pode ser habilitada em qualquer navegador, inclusive em celulares.

Eu testei o navegador e não achei ele eficiente. Pesquisei várias palavras com teor impróprio para os pequenos e ele não bloqueou quase nada. De 10 palavras, 9 passaram pelo filtro e consegui ler notícias sobre o assunto, ou seja, somente uma o navegador reconheceu como não sendo apropriada e bloqueou.

A ideia de um navegador seguro é interessante, mas ainda precisa melhorar bastante para que possamos nos sentir mais seguros quando nossos filhos estiverem navegando.

Independente da ferramenta garantir essa segurança o cuidado e principalmente a supervisão ainda são os melhores conselheiros e, claro, conversar com a criança para explicar o que pode, não pode, o que deve, o que não deve. Criança é curiosa, ela está explorando o mundo e cabe a nós analisar e cuidar a que mundo ela está sendo exposta. 

Existem formas de bloquear os navegadores e também o youtube, trazendo assim um pouco mais de segurança para as crianças ao navegar. Como minha filha quase não usa computador (ela não é muito fã de jogos online) eu confesso que não tenho nada bloqueado. Diferente do tablet dela que é com senha e ela só tem acesso aos jogos e ao bloco de notas, rs.

Para ler outras dicas sobre navegação segura e sobre como fazer esses bloqueios, deixo os links abaixo.


Informação importante:

Você sabia quem hackers conseguem acessar - de forma remota - ou seja, à distância, a webcam do seu notebook ou a câmera frontal do tablet/celular? 

Sim, sim....podem! Eles instalam um vírus que permite o controle remoto do acesso a webcam (ou a câmera frontal do celular/tablet - pelo que li, essa é um pouco mais difícil, mas não impossível!) e você dificilmente vai saber que sua webcam está ligada - por isso, mais uma vez....cuidado! 

Todo cuidado é pouco quando trata-se deste mundo que é maravilhoso e ao mesmo tempo aterrorizante que é a internet. Alguns cuidados básicos:

- Não tenha perfil público em redes sociais (aqueles que qualquer pessoa, mesmo quem não é seu amigo) pode ver suas fotos.

- Não exponha fotos que identifiquem onde você mora ou onde seus filhos estudam,

- Aos usuários do Instagram (em breve entrará no ar o post falando sobre como ter mais segurança nesse aplicativo). Cuidado ao marcar um local no Mapa de Fotos do seu perfil, pense em quem está tendo acesso a tal informação.

- Faça uma pesquisa do seu nome no Google e veja o que acha. Pode parecer uma medida fútil, mas é importante saber que tipo de informação pessoal pode estar vinculada aqui na rede - e muitas vezes sem você ter a menor noção disso.

- Lembre-se que basta que a foto seja publicada somente uma vez na internet, não tem mais volta, por mais que você apague ela ficará sempre nos servidores

- Pense muito antes de postar uma foto pessoal, seja no seu facebook, no instagram ou até mesmo ao compartilhar pelo whats app (lembre-se que você não sabe o controle/cuidado que a pessoa que está recebendo - ou pessoas em caso de fotos compartilhadas em grupos - tem com o celular e quem terá acesso a imagem)

Prometo que em breve sai o post falando sobre Instagram e Whats App dando dicas de como usá-los de forma mais segura. ;)

Leia mais:

Portal que engloba informações sobre segurança na internet no Brasil.



Não testei essa ferramenta, vou fazer isso e depois faço um post falando o que achei!

Não testei essa ferramenta, vou fazer isso e depois faço um post falando o que achei!

A reportagem ensina como fazer o bloqueio nos principais navegadores, no Youtube e dá dicas de segurança para uma navegação segura.

Caso tenha alguma dica sobre o assunto, fique a vontade para deixar um comentário!

Um comentário:

  1. Eu tive problemas com conteúdo impróprio aqui em casa com meu filho mais velho. Além desses filtros da internet, também baixei um aplicativo chamado "qustodio". Ele bloqueia esses conteúdos e ainda monitora o tempo e todas as atividades do usuário. Monitora até mesmo redes sociais ( só desse monitoramento não posso falar porque meu filho ainda não tem perfil em nenhuma rede social). De resto, estou gostando bastante. Tem ajudado aqui em casa. O aplicativo é gratuito e serve para Apple e Android.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...