quarta-feira, 30 de março de 2016

Como lidar com a birra?


Quem é mãe e já passou por uma situação de birra, levante a mão! o/

O que é a birra? 
É aquele momento que a criança se joga no chão, grita, chora, reclama e normalmente faz isso em público (para desespero da maioria dos pais, rs). 

E por que eles fazem isso???? 
A criança quer se comunicar, quer algo, e não sabe exatamente como fazer. A birra acaba sendo uma das formas usadas para estabelecer essa comunicação. E quem vai dizer se essa estratégia funciona ou não, somos nós, os pais, os adultos.

Como assim? 
Pensem junto comigo na seguinte situação: a criança pede um brinquedo e escuta um 'não' de seus pais ela então, faz aquela birra no meio do shopping e o adulto, para fazer com que aquela situação pare e a vergonha idem muitas vezes faz o que? Compra o tal brinquedo. Pronto. A criança entende que, para conseguir o que ela quer, ela precisa gritar, chorar, espernear, fazer birra. 

Ok, até ai eu entendi, mas o que fazer então?
Ser firme (e carinhoso). Explicar, olhando nos olhos da criança que, daquela forma, ela não vai conseguir o que está pedindo. Não é fácil, compreendo, mas é o melhor caminho para parar com esses momentos de birra. 

Explique que você não compreende quando a criança está chorando, gritando, que ela precisa primeiro se acalmar para depois conversar. Volto a dizer, sei que é complicado, mas é preciso ter um pulso firme e não ceder ao choro e grito. A birra não pode ser recompensada e sim corrigida, com carinho. Quando a criança conseguir, enfim, falar o que ela que - de forma mais calma -  vale a pena escutar e conversar com seu filho. 

Dica: Vai sair com seu filho para um local que normalmente é meio conturbado e ele costuma fazer birra? Combine antes. Explique o que vai fazer, combinem o que pode e o que não pode ser feito. É importante que, se a criança respeitar o que foi estabelecido o adulto também o faça, assim gera uma relação de confiança mútua.

Eu costumo explicar tudo para os meus filhos. Vamos no parquinho hoje, mas só vai brincar em 3 brinquedos ou coisas do tipo: "A mamãe não vai comprar nenhum brinquedo tá?". É importante que exista sempre o diálogo entre o adulto e a criança, olhando nos olhos e recheado de afeto e cuidado.

Livro para falar com a criança sobre o assunto:




Caso tenha alguma sugestão de assunto deixe nos comentários. 
Semana que vem tem mais!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...