quarta-feira, 15 de junho de 2011

Solidariedade!!!


OLÁ!

Hoje a palavra de ordem neste blog é Solidariedade. Acreditamos muito que se você ensinar a uma criança o significado dessa importante palavra estará contribuindo (e muito) para a formação do seu caráter e é baseado nisso (e em outros pontos) que eu e o marido criamos nossa filha. Ensinamos a importância de dividir, de doar aquilo que não é mais tão usado para crianças que não tem e ficarão imensamente felizes de ganhar um brinquedinho ou uma roupinha (mesmo que seja usada).

Bom, minha cunhada faz parte do belíssimo projeto da SEDUC chamado 'Programa Prosseguir' que tem como objetivo ter professores cadastrados para dar aula em grandes hospitais públicos da cidade. Ela dá aula diretamente no leito da criança, permitindo assim que ela não pare seus estudos por estar hospitalizada. É lindo o projeto, mas falta incentivo.

Mobilizada pelo que ela conta sobre a carência de brinquedos, gibis, livrinhos que as crianças tem resolvi fazer a "faxina geral" aqui em casa mais cedo, explico, todo ano temos por praxe fazer uma mega faxina nos guardas-roupas para ver o que não usamos mais e doar tudo - este ano, fiz mais cedo e comecei pelo quarto da filhota (com a participação dela, claro!). Sentei no chão do quarto e comecei a olhar os brinquedos, vendo aqueles que sei que ela não brinca mais há muito tempo (ou tem algum muito parecido e acaba ñ brincando com os dois). No meio da seleção ela resolveu dar atenção para o que eu estava fazendo e foi me perguntar.

Filha: " - Mamãe, você tá separando brinquedos pra dar para outra criança?"

Mãe: "-Estou sim filha. Quer ajudar? É para uma criança que está dodói no hospital e lá só tem uma boneca para várias crianças brincarem. Já pensou?"

Filha: "- Ah mamãe, mas não pode né? Criança tem que ter (muito) brinquedo não é? Eu posso dar uma boneca minha?'

Nessa hora confesso que meus olhos de mãe coruja se encheram de lágrimas pelo gesto da minha filha.

Mãe: "- Oba filha, pode sim. Elas vão adorar. Mamãe fica orgulhosa de você querer dar seus brinquedinhos para as crianças lá do hospital tá? Te amo princesa!"

E assim fomos separando e conseguimos duas sacolas com roupas (minha e do marido - para os pais que acabam ficando 'internados' junto com os filhos), uma sacola pequena com roupas da filhota (já havia doado no início do ano, ai não tinha tanta opção), aproximadamente uns 15 livrinhos e alguns gibis e umas 8 caixas de brinquedo.

No segundo semestre já estou programando doar 2 caixas giz de cera e alguns materiais de pintura para o hospital onde minha cunhada está lotada.

Isso não vai me deixar nem mais pobre, nem mais rica, vai me deixar mais feliz de saber que as crianças do hospital não estão pintando com toquinhos de giz de cera ou chorando porque não tem aquela cor pra usar, sei que pode parecer pouca coisa, mas é o que posso fazer no momento, e ficarei muito, muito feliz de levar um pouco de alegria para um ambiente tão pesado como é o de uma internação infantil.

Quem quiser conhecer mais sobre o programa, clique aqui.

2 comentários:

  1. Realmente muito bonito o gesto de minha irmã de se doar deste jeito. podem falar que faz do trabalho dela, porém ela não é obrigada a dar aula num hospital, vendo coisas até certo ponto horríveis para muitos e sim a estar em uma sala de aula propriamente dita. Ela foi tocada pela necessidade de estar lá, e isso é o que importa, pois em sala de aula ela já ajuda a mais de trinta anos, isso mesmo: a mais de trinta anos.
    Pessoal, eu nem sabia, mas é uma Lei Federal, pasmem, como muitas leis que não temos conhecimento, essa é mais uma, e sim, muito importante do que uitas sem nexo que temos. O projeto é através do Colégio Barão do Rio Branco que fica na Generalíssimo Deodoro(onde eu estudei do jardim até a 4ª série).
    Minha esposa, muito lindo o que fizeste, sua iniciativa me deixa mais orgulhoso de estara casado com você, parabéns. E enquanto nossa filhota, ah, esta é nossa filha, e graças à Deus está aprendendo a ser gente SOLIDÁRIA a cada dia que passa.

    VIVA A VIDA!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...