sexta-feira, 5 de abril de 2013

jogos para crianças (2013)

 

A foto acima mostra alguns dos jogos favoritos da filhota. Como os pais são fãs de jogos de tabuleiro (de preferência os antigos) e sempre nos reunimos com amigos aqui para jogar a nossa filha está indo pelo mesmo rumo. 

Ela adora esses joguinhos. Por este motivo, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas de jogos que além de diversão garantida ainda servem para a criança se desenvolver mais. Vamos lá?

Craniumm - Cilada - Alfabingo - Jogo da Memória- Minhas lojas (Hello Kitty)

- Cranium (Ed. Família) é um jogo novo da Hasbro. Ótimo para jogar em família. Estímula leitura, memorização, criatividade. Um jogo bem completo. Excelente pedida para jogar com crianças a partir de 8 anos, mas fácil de adaptar para jogar com crianças menores. Saiba mais sobre o jogo aqui. (Clique aqui e assista o comercial do jogo) - Custa em média 80 reais.

- Cilada é um jogo bem antigo da Estrela. Baratinho e uma ótima diversão. A partir de 6 anos (aqui);

- Alfabingo é um jogo da Algazarra (que por sinal, tem ótimos jogos com preços bem acessíveis). Estimula a percepção visual, sensibilidade, intelgência emocional, concentração e o senso de direção. A partir de 6 anos (aqui);

- Jogo da Memória. Os benefícios da criança brincar de jogo da memória são bem conhecidos e existem modelos para crianças pequenas (aqui). Se for apresentado desde cedo (e estimulado) a criança irá passar a gostar e depois é só ir aumentando gradativamente a dificuldade. Um que indico que acho bem interessante é o da Turma da Mônica Opostos (aqui) - que além de todas as vantagens do jogo da memória tradicional ainda ensina o conceito de opostos para as crianças, esse é a partir de 6 anos (mas, se estimulado, pode ser jogado com crianças menores).

- Minhas lojas (Hello Kitty) trouxe este jogo da viagem que fizemos. Um semelhante que existe aqui no Brasil é o "Comprando Certo - com a Turma da Mônica" (aqui). O jogo estimula que a criança aprenda a usar seu dinheirinho, fazendo compras, economizando. A partir de 7 anos;

O pequeno empresário - Charada - Quebra-cabeças - Adivinha Quem?
- O pequeno empresário. Jogo da Pais e Filhos, foi presente da madrinha de aniversário. O jogo é bem semelhante ao Banco Imobiliário, o raciocínio é o mesmo, mas de uma forma bem mais simples. Ótimo para estimular também a educação financeira (aqui) A partir de 6 anos;

- Charada. Jogo da Algazarra (olha ela de novo...rs) tb presente da dinda.  No jogo a criança tem pequenas charadas para adivinhar e rapidamente localizar no tabuleiro a resposta. Existem níveis de dificuldade das perguntas e cada pergunta tem uma pontuação. Super indico! (aqui) A partir de 6 anos;

- Quebra-cabeças.  O raciocínio aqui é o mesmo do jogo da memória. Existem quebra-cabeças para crianças pequenas (aqui) e é uma excelente opção os pequenos. Seu filho nunca brincou com um, compre um com poucas peças para não começar de forma muito complicada, sente no chão e brinque junto, deixe-o explorar o brinquedo. O nível de dificuldade deve ser aumentado de forma gradativa. Princesinha já vai para o de 200 peças! Super indico!

- Adivinha Quem? Outro jogo da Hasbro (que tem vários jogos para família). É o mesmo jogo do Cara a Cara (da Estrela). Diversão garantida! (aqui e aqui o comercial do jogo) A partir de 6 anos.


O importante é que você sente junto com seus filhos e brinque! Não pode comprar os jogos, ok! Sente-se no chão, crie brincadeiras, pegue lápis, papel, giz de cera, criem, pintem, inventem, divirtam-se! 

Nossos filhos precisam disso, dos pais ali presentes, do lado, não só para ensinar Matemática, Geografia e matérias do colégio, mas também para rir, voltar a ser criança, brincar, se divertir. 

Posso garantir que assim, eles aprendem MUITO mais e aprendem coisas que levarão para o resto da vida. Lembranças e momentos únicos que serão guardados para sempre!

Espero que tenham gostado do post. 

[Editado!]

Depois do post, lembrei de outro jogo que minha filha adora e que apresentamos pra ela aos 4 anos. São os dvds do Coelho Sabido. São dvds com jogos educativos, próprios pra criançada e o bom é que já vai ensinando, de quebra, a mexerem no computador, usar o mouse, afinal de contas, eles já nasceram na época da tecnologia, não tem como evitar isso.

Aqui em casa temos estes três. Ela ADORA! 

Coelho Sabido (Maternal)
Coelho Sabido (Jardim)

Coelho Sabido (1 ano)

Sabe outros jogos legais, outras ideias legais, compartilhe aqui: vamos dividir conhecimento!

7 comentários:

  1. Oi Trícia!!! Minha filha também adora jogos de tabuleiro e cartas. Os nossos preferidos são o Adivinha Quem e o Candy Land (que ela adora apesar de já ter nove anos, hehehe). Jogamos sempre quebra-cabeças, Rouba Monte e o top aqui de casa: o UNO!!!! É um vício, gente! Temos de dar uma jogadinha por dia pelo menos, kkkkk!
    É muito legal esse tempo passado com eles, né?
    Beijos
    http://deliriosdathaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tri, a Analu tbm ama jogos, ela ganhou o banco imobiliario com cartão das princesas do dindo é otimo e encantador, passamos horas jogando. O engraçado é que alguns jogos que vc postou eu nunca vi por aqui. Parece até que moramos em paises diferentes!

    ResponderExcluir
  3. Aqui temos banco imobiliário jr. jogo da vida, liga 4, cara a cara, responda se puder, xadrez, damas, dominó quebra cabeça, e todos fazem o maior sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre fui apaixonada por quebra-cabeças. Lembro que era um dos presentes que sempre pedia ao Noel e com 5 anos já tinha alguns.
    Hoje, tenho os de paisagem, inclusive com 2 de 1000 peças me esperando.
    Jogos, adoro! Lembro do Pula-Pirata, do Banco Imobiliário que meu vizinho tinha e a gente se acabava nas tardes das férias... Ele também tinha o Cara-a-Cara, tudo da Estrela. Época boa... Logo no início do meu blog fiz uma postagem sobre brinquedos que tenho saudade e vendo o seu post agora, voltei mais um pouquinho no tempo...

    Abração e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu adoro jogos de tabuleiro!!
    Qdo era criança, brincava com minha irmã e meus pais (minha irmã ficava nervosa qdo perdia... hahaha).
    Mas a minha enteada nunca gostou, e aí eu ficava #foreveralone por aqui. Uma pena!! rs
    Bjns, e adorei o post.
    :)

    ResponderExcluir
  6. Adorava esses joguinhos quando era criança. Eram outros, mas acho que eles basicamente se repetem com outro nome. Meu filho gostava bastante do Banco Imobiliário, Imagem e Ação, Zoológico Animado e Lince. Não sei se ainda existem :) Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Oi Trícia! Ótimo post! Eu adoro o "Adivinha Quem?" Acho um jogo muito divertido, que exige concentração e observação. Quebra-cabeça acho que nunca sai de moda e é muito bom para os momentos em que estamos muito "atacados". É preciso desacelerar!!! Você conhece o "Tapa Certo". É diversão na certa. É preciso memória e agilidade comas mãozinhas de ventosa. Muito bom! Beijos, Gisa Hangai

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...