sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A crueldade da internet...


Fonte: Google Imagens
Olá!

Antes de tudo, vamos definir o que são os famosos memes que se espalham rapidamente pela internet...


[Meme]

A definição de meme na internet é simples: trata-se de uma imagem, vídeo ou frase bem-humorada que se espalha na internet como um vírus.


O povo brasileiro é um povo criativo e disso não tenho dúvidas. Rapidamente pega uma deixa e faz uma piada (muitas vezes de mau gosto, que seja dito), algumas tornam-se coisas realmente engraçadas e saudáveis de serem compartilhadasHoje, com a rapidez da internet e das redes sociais acessadas em tempo real do celular os memes se espalham em uma velocidade absurdamente rápida. 

Assistir novela, acompanhar reallity shows, assistir jogos de futebol (como foi no caso da Copa do Mundo) conectado a redes sociais (como twitter, facebook e o app whatsapp) virou moda. Rápido os comentários que antes se limitavam a um grupo de amigos tomam conta da internet, compartilhados diversas vezes e alguns rapidamente criam imagens com 'piadinhas' que tornam-se virais.

No dia que o ator Robin Willians morreu as redes sociais se encheram de belas mensagens prestando homenagens ao ator, cenas de filmes que ele protagonizou, textos bonitos e emocionantes. Bastava acessar uma rede social para ver várias e várias pessoas compartilhando e falando sobre o ocorrido. 

Dia 13, com o trágico acidente que vitimou 7 pessoas, entre elas o candidato Eduardo Campos isso também aconteceu, porém de forma desumana e mostrando o quanto o ser humano (ser humano mesmo?) pode ser cruel diante de uma tragédia. Foram 7 famílias completamente destruídas! Filhos, esposas, pais, amigos que ficaram sem seus entes queridos. Não falo somente do político e sim de todos que o acompanhavam naquele avião. Um deles estava casado há apenas 4 meses!!!

A quantidade absurda de memes que surgiram depois do acidente foi gigante! Mostrando a falta de respeito com a dor de várias pessoas. O que mais me chocou foi ver pessoas compartilhando e rindo disso tudo. Confesso que fiquei horrorizada!

Tenhamos mais respeito com o outro. Brincar com a dor da perda de um ente querido não mostra o quanto você é popular, descolado ou criativo. Mostra o quanto você pode ser desumano e cruel

Fico com uma frase que li em um dos textos que foi compartilhado, criticando a quantidade avassaladora de memes criados sobre a tragédia em Santos.

"Nessas horas, as redes sociais, têm uma função importante: destacar quem são os verdadeiros babacas." 

Sem mais!


6 comentários:

  1. Oi Tricia, concordo com contigo e coincidentemente publiquei um post hoje fazendo a mesma comparação sobre o comportamento das pessoas nas redes sociais em relação a morte destas duas pessoas. Abraços Raquel.superlinda.com

    ResponderExcluir
  2. Tricia:
    Também concordo com você e inclusive publiquei no face um texto com a mesma indignação que você.
    Afinal, por onde anda a compaixão humana????
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  3. OI Trícia, eu detesto esses "memes" que fazem piada com a dor e o sofrimento dos outros. Eu ouvi falar das piadas de péssimo gosto que fizeram em relação ao acidente que atingiu tragicamente 7 famílias e que levou um pais de 5 filhos, mas graças à Deus não v nenhum na minha TL.
    Adorei o seu post.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  4. Triste o comportamento dessas pessoas sem noção!!! :-(

    ResponderExcluir
  5. Realmente! Em geral são adolescentes que passam o dia todo na internet e fazem tudo para chamar a atenção. São estúpidos!
    Além desses memes, outro me chateou bastante https://twitter.com/samuelkiop/status/502257930356674560/photo/1
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Oi Trícia!
    Também fico triste quando vejo imagens que circulam em tons de ironia, quando na verdade, não está respeitando a dor alheia. A impressão que tenho é que quem cria algo do tipo, precisa chamar atenção de alguma maneira, mas que não percebe sua imaturidade e desrespeito com a real situação, visto que não se coloca no lugar do outro. Uma pena!
    Adorei sua reflexão sobre isso!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...