terça-feira, 24 de abril de 2012

[assunto sério] criança X cozinha

Fonte: Google Imagens
Não adianta! Pra mim, cozinha não é, nunca foi e nunca será lugar de criança! É um lugar perigoso SIM! E está mais do que comprovado isso. Temos uma grade de proteção (aqui) que impede o livre acesso da minha filha até a cozinha desde que ela começou a engatinhar.

Hoje, ela já sabe abrir o portão, mas também conhece os riscos dos acidentes que podem ocorrer naquele lugar da casa, por isso não entra lá sem a nossa supervisão.

[Pausa] 
Algumas pessoas quando entram na nossa casa, olham para a grade de proteção (que é a mesma utilizada para impedir o acesso de animais de estimação para a casa) com olhar de crítica, alguns inclusive criticaram (estes não voltam mais aqui, I’m sorry!). Por mais que não concordem, daí a criticar uma postura que os pais estão tomando para proteger seu filho deve ser respeitada...mas enfim, o post não é sobre isso. 
[Fim da Pausa]

A curiosidade é uma característica natural da criança, mexem onde não devem e não tem discernimento do que é brinquedo, do que é seguro ou não e é aí que os pais devem intervir. Compartilho com vocês alguns cuidados para evitar que os pequenos se machuquem!

-  Panelas sempre com o cabo voltados para dentro do fogão (você mesmo ou a criança podem esbarrar e a panela virar, provocando sérias queimaduras);

- Facas sempre fora do alcance das crianças,

- Materiais de limpeza (e medicamentos) devem ser mantidos longe do alcance das crianças,

-  Vasilhas com comida quente devem sempre ser colocadas no centro da mesa, evitando que a criança tenha contato facilmente,


- Dê preferência a usar as bocas de trás do fogão,


- Não deixe a porta do forno aberto, pode servir como 'escada' para a criança,


- Evite deixar objetos de interesse da criança (pote de biscoitos, por exemplo), em locais altos (como armários) - a tendência é que a criança tente 'escalar' para alcançar o 'objeto de desejo'.

Outras dicas, veja nas imagens abaixo:





Fonte das imagens: Google Imagens


São atitudes simples que contribuem (e muito)
para a segurança do seu filho. Pense nisso!

2 comentários:

  1. Claro que pode usar, querida... \nem precisava perguntar! Bjs

    ResponderExcluir
  2. A única portinhola que coloquei em casa foi na descida da escada, que mantive mesmo depois que meu filho ficou maior, porque sempre temos crianças, filhos de amigos nos visitando e para todo mundo ficar sossegado, a mantive.
    Um outro cuidado que devemos ter é com brinquedos quebrados. Principalmente os que podem soltar peças pequenas e possivelmente engolidas.
    As pessoas que não compreendem o uso das portinholas é porque não tiveram filhos ou se tiveram, são irresponsáveis.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...