quinta-feira, 21 de junho de 2012

Primeiro Dia - Paris

Bom Dia!

Inspirada no blog da Fernanda (aqui) onde ela falou sobre a viagem para o EUA, resolvi finalmente postar o roteiro que fizemos na viagem de férias do ano passado. Passamos 4 dias em Paris, 5 em Roma e 21 em Portugal (mas vou falar somente dos pontos e cidades interessantes que conhecemos). Com vocês: PARIS!

Você se vira bem em Paris com o inglês e/ou com o espanhol, mas se não souber NADA de algum idioma terá um pouco de dificuldade, então, apele para a mímica (e aprenda algumas palavras [e frases] básicas, como por favor, com licença e obrigado, afinal quem não gosta de ser tratado de forma cordial, certo?)

Chegamos pelo Aeroporto de Orly, fomos direto ao guichê de informações turísticas, lá nos entregaram um mapa do Metrô (o melhor que conseguimos, por sinal), compramos o Pass Paris Visite (optamos por um que vá até a Zona 6, necessária para quem tem a Eurodisney como destino) que dá direito a andar de ônibus e/ou metrô livremente. 


O pass Paris Visite não é barato (para dois adultos e uma criança, pagamos em torno de 144 euros) mas achamos a forma mais segura, já que poderíamos errar bastante as linhas de metrô sem ter que ficar comprando bilhetes avulsos.


Obs: Descobrimos depois (já no Brasil) outras formas (bem) mais baratas de andar de metrô, como comprar o carnê com 10 bilhetes. Acredito que indo pela segunda vez, e já conhecendo bem o sistema de funcionamento do metrô, seja a melhor opção (até $). Como marinheiros de primeira viagem preferimos a tranquilidade quanto ao transporte público, evitando-se desta forma o uso do táxi, que sinceramente é desnecessário diante de tantas linhas de metro.


Mapa do metro de Paris
Parece complicado, mas depois que aprendemos o sistema se torna super fácil de usar!
(Para ver no tamanho original, clique aqui e aqui pode ver uma ótima explicação de como andar de metro na capital francesa)
Perguntamos a atendente das Informações Turísticas como chegar ao Hotel Íbis e ela nos indicou a estação mais próxima, no começo tivemos um pouco de dificuldade para entender o sistema do Metrô, mas depois ficou bem fácil.


Optamos por um hotel de uma rede conhecida (existem opções mais baratas de hospedagem em Paris, como os famosos albergues e estando com criança não acho que seria a melhor opção!). O hotel que escolhemos não fica no centro da cidade, nem próximo de pontos turísticos famosos, mas fica próximo de uma estação de metrô o que já ajudava (e muito!).


O atendimento na recepção foi maravilhoso (foram super atenciosos), porém o tamanho do quarto, o restaurante do hotel deixaram a desejar.


ObsOk, pegamos um ônibus, e dois metros, e como foi dito anteriormente nos demoramos um pouco por ainda não entender o funcionamento, mas foi tranqüilo mesmo. Quando saímos da estação de metrô logo nos familiarizamos com as ruas e esquinas, pois já os tínhamos visto no Google Maps, que serve como outra dica importantíssima: vá ao Google, navegue, ande pelas ruas, você verá o quanto lhe ajudará na sua ambientação com o lugar.

PRIMEIRO DIA - TORRE EIFFEL E ARCO DO TRIUNFO

Fomos conhecer logo o principal ponto turístico da França, a Torre Eiffel. Saímos da Estação Brochant (línea 13), até a estação de Champs-Elysée, de lá fomos andando (com nosso mapinha das ruas da cidade) para achar a famosa torre. Foi uma das melhores coisas que fizemos, pois passamos por lugares belíssimos, que se fossemos de metrô diretamente para a torre dificilmente conheceríamos. Fomos no Outono, então, muitas folhas caídas e o chão naquele misto de marrom e laranja belíssimo! 

Chegando na Torre Eiffel você tem duas opções para subir: elevador ou escadas. Fomos de escadas, custou 4,70 euros (adulto) e 3,20 (criança), mas preparem-se porque a subida é cansativa, são cerca de 700 degraus (para chegar até o 2 andar e ter uma visão fantástica da cidade). De elevador o preço é um pouco mais salgado, se não me engano sai por 9 euros (por pessoa) - e sempre, sempre tem fila para comprar o ingresso, dependendo do horário as filas são gigantes! 


Obs: Mas se o emocionante é viver o momento ao máximo e depois não se arrepender, suba pelas escadas, ouça vários idiomas, inclusive o português...rsrs..., contemple a vista, respire fundo, e NÃO se esqueça da garrafa de água.

Ok! Resolveu subir? Aproveite a visão, tire muitas fotos, pague 1 (ou 2 euros) para olhar pelos telescópios espalhados no 1º e  2º andar), e claro, compre os souvenirs da torre mais famosa do mundo. (Até que a da loja oficial não é muito cara já que vem em uma base de pedra)
Aproveite bastante a estadia na Torre, afinal você está no ponto turístico mais visitado do mundo!!! Para descer ou você desce de escada mesmo (pra baixo todo santo ajuda pessoal) ou de Elevador (que costuma ter uma fila grandinha para pegar) e não precisa pagar nada pra descer (só para subir).

Depois de tirar todas as fotos possíveis (e imagináveis) na torre mais famosa do mundo, pegue o elevador para descer (ou vá de escada porque pra baixo todo santo ajuda! rs) aproveite para conhecer outro ponto turístico. Em quase todos você vai encontrar os Velo Taxis (o Velo Taxi que andamos é idêntico ao da foto) e Bike Taxis - que são considerados táxis ecológicos Normalmente eles tem um preço fixo e podem te levar a diversos pontos turísticos como o Arco do Triunfo, Louvre etc. Pegamos um na Torre Eiffel para o Arco do Triunfo, foi uma diversão e ainda deu pra filhota tirar uma soneca. Custou 15 euros.

PS: Valeu a pena pagar estes 15 euros viu? Todos estavam cansados, principalmente nossa filha (ainda mais depois de ter subido os quase 700 degraus da Torre Eiffel, rs).

DICA: Compre uma garrafa de água (de preferência grande), a subida até o segundo andar da torre é cansativa e chegando lá em cima tem água pra vender (óbvio!), mas é bem salgada, uma garrafa de 1,5l custa 4 euros (no supermercado, a mesma garrafa custou 1,60 euros).



DICA2: Todos os lanches na Torre Eiffel são caríssimos. Se estiver com criança, vá preparado com biscoito (ou sanduíches) e deixe pra comprar no lugar só as bebidas (afinal, todo mundo merece uma bebida geladinha depois de tantos degraus hein?). 

DICA3: Todo turista que se preze anda com uma mochila, é prático e pode carregar seus lanches, documentos, se for o caso, água, mapas, máquinas e outros itens que considerar importantes.


 ARCO DO TRIUNFO

Tirando o caráter histórico do lugar (leia mais aquie as fotos no lugarhonestamente não vi nada de mais no lugar (estou sendo sincera!). Mas, é um ponto turístico e vale a pena conhecer.


Quando chegamos lá estava havendo uma cerimônia ao soldado desconhecido, sentamos, descansamos assistimos um pouco e voltamos para o hotel. Passear com crianças tem dessas, eles precisam fazer boas refeições e descansar.

DICA: Para atravessar a Champs Elysée nem pense em ir pela rua (o trânsito é completamente louco), desça e vá pela galeria que tem dentro do Arco do Triunfo. Que por si só já bem arrumada.


Álbum de fotos:


No caminho para a Torre Eiffel.

Bateaux Mouches

Nosso mascote nos acompanha em todas as viagens

Grand Palais


Leiam também:

Roteiro 2011
(Eurotrip: Portugal, França e Itália)
 

Um comentário:

  1. Tô adorando, amiga! Pode continuar. Ei, estou pensando em ir, no ano que vem, pra Floripa. Bora? Encontrar a Fabi?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...