quinta-feira, 31 de março de 2016

Filmes do feriadão! #pipocaemcasa




Aproveitamos o feriadão para assistir alguns filmes em casa que não foram para o cinema (ou se foram, ficaram pouco tempo em cartaz).

A ideia original era locar filmes como Ponte dos Espiões, Aliança do Crime, mas não tinha mais nenhum disponível na locadora, acabamos escolhendo outros e vim contar o que achei deles.

Aproveitarei este post para dar início a nova tag do blog, a Pipoca em casa. Sempre às quinta-feiras irá ao ar um post falando sobre a sétima arte. Indicação de filmes, resenhas, notícias etc. Vem comigo para o primeiro post então...

Para assistir ao trailer, clique no cartaz do filme.

Ricki and the Flash: de volta pra casa

O que falar de um filme da gênia dos cinemas Meryl Streep como roqueira? Sou mega fã dessa atriz, não tem um filme que ela faça que não seja bom. Ela como Margaret Thatcher, em A Dama de Ferro simplesmente ARRASA! E quem não lembra da "adorável" Miranda Priestly, em O Diabo veste Prada? Enfim...uma super atriz! 

Em Ricki and the Flash ela é mãe de sua própria filha, Mamie. Meryl está fenomenal, como sempre, mas destaco a interpretação da sua herdeira, adorei! O filme fala de uma rockeira que largou a família para viver seu grande sonho que era viver de música e, diante de uma situação familiar, ela volta a conviver com os filhos e o ex-marido. Filme com história já bem batida, mas tem Meryl no elenco e pra mim, isso já vale o filme! Ah! Fora a trilha sonora né? Só música que eu adoro!!!

Nota: 9 


A travessia

O que falar do filme A travessia? FILMAÇO! Bom, adoro filmes baseados em fatos verídicos e esse conta a história do louc, ops, equilibrista francês Philippe Petit que ousou andar entre as torres gêmeas do Worl Trade Center, lá nas alturas (só 400 metros do chão, que tal?) Ele não andou simplesmente de uma torre para a outra, o francês passou 45 minutos andando em um cabo de aço e fez o percurso oito vezes. Bem doido ele não?
O filme mostra toda sua preparação e claro, a grande ação final. Tenso e com um visual de arrepiar. Imagino que o 3D no cinema deva ter sido incrível!

Nota: 10!


Risco Imediato

Hahahaha...uma porcaria esse filme! Simplesmente uma porcaria. Um desperdício do talento de James Franco (quem assistiu 172 horas sabe o quanto ele é bom ator!)

Cenas toscas, absurdas, sangue pra tudo quanto é lado e uma história sem pé nem cabeça, desconexa, estranha, sei lá....não curti nadinha, mas até que achei divertido ver um filme tão ruim assim! Hahahaha....

Nota: 2


 Horas de desespero



Uau! Pensem em um filme tenso? Pensaram...então, esse é assim! Daqueles de ficar com os olhos grudados da telinha esperando sempre o que vai acontecer com a família Dwyer. 

O trama conta a história de uma família americana que se vê no meio de um golpe de estado onde todo e qualquer estrangeiro é dizimado. Não espere grandes atuações, mas sim muita tensão e violência. Aliás, tem muitas cenas bem fortes de assassinatos. Se você não curte filmes tensos, corra longe desse....

Nota: 8



Quinta-feira que vem no #pipocaemcasa: Filmes baseados em fatos reais!
Não percam!

quarta-feira, 30 de março de 2016

Como lidar com a birra?


Quem é mãe e já passou por uma situação de birra, levante a mão! o/

O que é a birra? 
É aquele momento que a criança se joga no chão, grita, chora, reclama e normalmente faz isso em público (para desespero da maioria dos pais, rs). 

E por que eles fazem isso???? 
A criança quer se comunicar, quer algo, e não sabe exatamente como fazer. A birra acaba sendo uma das formas usadas para estabelecer essa comunicação. E quem vai dizer se essa estratégia funciona ou não, somos nós, os pais, os adultos.

Como assim? 
Pensem junto comigo na seguinte situação: a criança pede um brinquedo e escuta um 'não' de seus pais ela então, faz aquela birra no meio do shopping e o adulto, para fazer com que aquela situação pare e a vergonha idem muitas vezes faz o que? Compra o tal brinquedo. Pronto. A criança entende que, para conseguir o que ela quer, ela precisa gritar, chorar, espernear, fazer birra. 

Ok, até ai eu entendi, mas o que fazer então?
Ser firme (e carinhoso). Explicar, olhando nos olhos da criança que, daquela forma, ela não vai conseguir o que está pedindo. Não é fácil, compreendo, mas é o melhor caminho para parar com esses momentos de birra. 

Explique que você não compreende quando a criança está chorando, gritando, que ela precisa primeiro se acalmar para depois conversar. Volto a dizer, sei que é complicado, mas é preciso ter um pulso firme e não ceder ao choro e grito. A birra não pode ser recompensada e sim corrigida, com carinho. Quando a criança conseguir, enfim, falar o que ela que - de forma mais calma -  vale a pena escutar e conversar com seu filho. 

Dica: Vai sair com seu filho para um local que normalmente é meio conturbado e ele costuma fazer birra? Combine antes. Explique o que vai fazer, combinem o que pode e o que não pode ser feito. É importante que, se a criança respeitar o que foi estabelecido o adulto também o faça, assim gera uma relação de confiança mútua.

Eu costumo explicar tudo para os meus filhos. Vamos no parquinho hoje, mas só vai brincar em 3 brinquedos ou coisas do tipo: "A mamãe não vai comprar nenhum brinquedo tá?". É importante que exista sempre o diálogo entre o adulto e a criança, olhando nos olhos e recheado de afeto e cuidado.

Livro para falar com a criança sobre o assunto:




Caso tenha alguma sugestão de assunto deixe nos comentários. 
Semana que vem tem mais!

terça-feira, 29 de março de 2016

Kiddle (resenha) e segurança na internet.



Olá!

Foi lançado no início do mês o navegador 'Kiddle' que tem como principal proposta ser um navegador seguro para crianças, bloqueando assim conteúdos considerados impróprios para os pequenos. 

O site usa o sistema 'SafeSearch' que utiliza filtros manuais - vale lembrar que, essa função, pode ser habilitada em qualquer navegador, inclusive em celulares.

Eu testei o navegador e não achei ele eficiente. Pesquisei várias palavras com teor impróprio para os pequenos e ele não bloqueou quase nada. De 10 palavras, 9 passaram pelo filtro e consegui ler notícias sobre o assunto, ou seja, somente uma o navegador reconheceu como não sendo apropriada e bloqueou.

A ideia de um navegador seguro é interessante, mas ainda precisa melhorar bastante para que possamos nos sentir mais seguros quando nossos filhos estiverem navegando.

Independente da ferramenta garantir essa segurança o cuidado e principalmente a supervisão ainda são os melhores conselheiros e, claro, conversar com a criança para explicar o que pode, não pode, o que deve, o que não deve. Criança é curiosa, ela está explorando o mundo e cabe a nós analisar e cuidar a que mundo ela está sendo exposta. 

Existem formas de bloquear os navegadores e também o youtube, trazendo assim um pouco mais de segurança para as crianças ao navegar. Como minha filha quase não usa computador (ela não é muito fã de jogos online) eu confesso que não tenho nada bloqueado. Diferente do tablet dela que é com senha e ela só tem acesso aos jogos e ao bloco de notas, rs.

Para ler outras dicas sobre navegação segura e sobre como fazer esses bloqueios, deixo os links abaixo.


Informação importante:

Você sabia quem hackers conseguem acessar - de forma remota - ou seja, à distância, a webcam do seu notebook ou a câmera frontal do tablet/celular? 

Sim, sim....podem! Eles instalam um vírus que permite o controle remoto do acesso a webcam (ou a câmera frontal do celular/tablet - pelo que li, essa é um pouco mais difícil, mas não impossível!) e você dificilmente vai saber que sua webcam está ligada - por isso, mais uma vez....cuidado! 

Todo cuidado é pouco quando trata-se deste mundo que é maravilhoso e ao mesmo tempo aterrorizante que é a internet. Alguns cuidados básicos:

- Não tenha perfil público em redes sociais (aqueles que qualquer pessoa, mesmo quem não é seu amigo) pode ver suas fotos.

- Não exponha fotos que identifiquem onde você mora ou onde seus filhos estudam,

- Aos usuários do Instagram (em breve entrará no ar o post falando sobre como ter mais segurança nesse aplicativo). Cuidado ao marcar um local no Mapa de Fotos do seu perfil, pense em quem está tendo acesso a tal informação.

- Faça uma pesquisa do seu nome no Google e veja o que acha. Pode parecer uma medida fútil, mas é importante saber que tipo de informação pessoal pode estar vinculada aqui na rede - e muitas vezes sem você ter a menor noção disso.

- Lembre-se que basta que a foto seja publicada somente uma vez na internet, não tem mais volta, por mais que você apague ela ficará sempre nos servidores

- Pense muito antes de postar uma foto pessoal, seja no seu facebook, no instagram ou até mesmo ao compartilhar pelo whats app (lembre-se que você não sabe o controle/cuidado que a pessoa que está recebendo - ou pessoas em caso de fotos compartilhadas em grupos - tem com o celular e quem terá acesso a imagem)

Prometo que em breve sai o post falando sobre Instagram e Whats App dando dicas de como usá-los de forma mais segura. ;)

Leia mais:

Portal que engloba informações sobre segurança na internet no Brasil.



Não testei essa ferramenta, vou fazer isso e depois faço um post falando o que achei!

Não testei essa ferramenta, vou fazer isso e depois faço um post falando o que achei!

A reportagem ensina como fazer o bloqueio nos principais navegadores, no Youtube e dá dicas de segurança para uma navegação segura.

Caso tenha alguma dica sobre o assunto, fique a vontade para deixar um comentário!

segunda-feira, 28 de março de 2016

A criança e seus sentimentos.

Olá!

Como lidar com os sentimentos dos nossos filhos? Como lidar com a tristeza, com o medo, a raiva? Eu trabalho com atendimento psicoterápico de crianças e percebo que é uma demanda grande no consultório, o não saber lidar com... e vim falar um pouco sobre o assunto aqui no blog. 



Tristeza




A tristeza é um sentimento como qualquer outro e, vez ou outra na vida, o experienciamos. Com as crianças não é diferente. Muitas vezes ao ver uma criança triste a tendência do adulto é tentar tirá-lo daquele momento não é mesmo? 

É compreensível esse movimento, mas não é interessante para a criança. É importante que ela possa vivenciar e cicatrizar esse desconforto pelo qual está passando. Retirar a criança desse momento pode ensiná-la que ela precisa fugir ou evitar esse sentimento e com isso não se permitir viver de forma plena. 

O importante é estar junto com ela, com carinho, dando colo, suporte para que esse momento seja vivenciado da forma mais tranquila possível. Dói? Dói, com certeza, mas a dor também ajuda a crescer! 

Abaixo a dica de dois livrinhos que podem ajudar a falar sobre esse sentimento com a criançada! (Clique na imagem do livro para saber valores etc)



Raiva


Diferente da tristeza, que normalmente é mais voltada para dentro e com isso um pouco mais camuflada, a raiva tem uma característica de voltar-se para a fora: jogando brinquedo, se mordendo, se machucando, machucando o outro etc.

É preciso ensinar a criança que ela pode sim, sentir raiva, só não pode agir na raiva. É importante que esse sentimento seja reconhecido e trabalhado com cuidado e carinho, falas como: "Eu percebo que você está zangado, está chateado..." surtem mais efeito que responder no mesmo nível, também com raiva. Explicar para a criança que ela pode até estar zangada, mas que aquela não é a melhor forma de lidar com esse sentimento.

Dicas de livro para falar sobre raiva com a criançada.





Medo


E o medo? Outro sentimento bem presente no universo infantil. Muitas vezes os pais ao verem sem filho com medo, ficam com medo dele sentir medo...rs. Parece confuso, mas é bem mais comum do que imaginam. 

Como lidar com esse sentimento que assusta tanto? Bom, vamos lá...primeiro, se os pais tiverem medo do medo, eles podem passar a seguinte mensagem pra criança: "Poxa, deve ser perigoso mesmo! Até meus pais estão assustados!".

Lidar com esse sentimento como se ele fosse 'coisa de criança' é ignorar o que aquela criança está sentindo e isso não é nada bom para eles. Aqui, mais uma vez, vem o olhar carinhoso, o colo, o cuidado e a presença junto com seu filho. Esteja junto com seu filho, escute o medo, respeite o medo também (rir e falar que é besteira não ajuda!).

Muitas vezes o medo é de algo pontual "Medo de um bicho, uma sombra, um barulho", acolha seu filho, explique que não há risco real mas não o force a ter contato com aquilo que o assusta, respeite-o. Verifique em que contextos esse sentimento comparece com maior frequência, quais os medos que normalmente ele relata ter. Escute com carinho e amor o que seu filho tem a dizer.

Livros



Uma dica importante é que os adultos revejam como eles lidam com esses três sentimentos: tristeza, raiva e medo. Isso vai lhe ajudar a olhar com mais clareza para os sentimentos do seu filho também!

Dividir com a criança experiências pode ser algo válido, por exemplo, "Sabia que o papai também tinha medo de monstro quando era criança?", isso ajuda a criança a entender que ela não está sozinha e que se você (adulta) superou também é possível que ele supere.

Caso os sentimentos de medo, tristeza ou raiva estejam sendo cada vez mais frequentes e interferindo no convívio social ou no desempenho escolar de seu filho, procure orientação. Procurar ajuda significa que naquele momento você não está dando conta de ajudar, e não significa que é uma péssima mãe (ou pai), pelo contrário, isso o qualifica ainda mais, isso chama-se cuidado e amor!

Caso tenha alguma sugestão de assunto deixe nos comentários.

Quarta-feira
tem outro post, sobre a tão famosa (e temida) birra infantil!

domingo, 27 de março de 2016

The Voice Kids: final!



Acabou! Snif....

Ainda este ano tem o The Voice Brasil dos adultos, mas a emoção tomou conta geral deste programa, foram semanas assistindo o programa com uma caixinha de lencinhos do lado. Lindo de ver!


E o vencedor foi do time....

O lindo e talentoso: WAGNER BARRETO!!!

Clique aqui para relembrar a trajetória do campeão do TVK.

***

Achei super justa a vitória dele. 

Como falei em outros posts, não acho a Rafa Gomes nada talentosa, acho ela carismática, porém sem voz pra ganhar um programa que avalia o potencial vocal das crianças.  E a Pérola tem uma linda voz, mas não achava muito simpática. Minha torcida, entre os três era do Wagner. Feliz com a vitória dele, achei merecida! Daqui a 2 domingos começa o Super Star e ainda este ano tem The Voice Brasil (com a Claudinha Milk como jurada - pra nossa alegria!!! rsrsrsrs).


Obs: Ah! E se você que está ai do outro lado, lendo este post, tem em casa uma criança cantora ou conhece alguém neste perfil fica o aviso: já estão abertas as inscrições para a Segunda Temporada. Clica aqui pra saber tudo!

sexta-feira, 25 de março de 2016

Batman x Superman: o que achei (com - muito - spoiler). #pipocaemcasa

Fonte: Google Imagens
Ois!

Assim, não sou daquelas faaaaaãs, fãs da DC (nem da Marvel), mas gosto de história de super herói, sempre gostei, desde pequetita. 

Apesar de ter tido alguns problemas com os últimos Batmans (rs - quem me conhece pessoalmente sabe qual é essa história que virou um clássico entre meus amigos) eu posso dizer que curto muito filmes nesse estilo e por isso vim dividir com vocês minha impressão sobre esse que é um dos filmes mais esperados do ano.

Caso não queira ver spoiler (revelações sobre o enredo) pare de ler o post agora.













* CONTÉM (MUITO) SPOILER *

                  







Fui assistir hoje o embate clássico e sai um pouco decepcionada, sei lá, esperava bem mais, achei muita lenga lenga em torno de uma história já bem conhecida por quem já assistiu outros filmes do Homem Morcego. 

Achei o filme cansativo e com a sensação que explicava uma coisa aqui, parava, explicava outra ali, parava e assim senti falta de algumas conexões. O filho do Lex Luthor (interpretado pelo Mark Zuck...ops, pelo...Jesse Eisenberg - esse menino não saiu do papel do Sr.Facebook ainda, alguém avisa ele!), por exemplo, não falou absolutamente nada dele, como se todo mundo já o conhecesse super bem. O mesmo aconteceu com a Mulher Maravilha, que a priori causou incômodo e curiosidade no Batman, mas depois que ela se revela e usa todo seu conhecimento (a melhor parte do filme) ela vira tipo BFF do Batman..e fica por isso mesmo. Ah! Detalhe pra Wonder Woman usando o laço? Uau! Lembrei de quando assistia os desenhos da Liga da Justiça e torcia por ela, rsrsrs.

Gostei do Lex Luthor Jr. tb, achei ele bem doido, com cara de doido e monólogos de doido tal como o pai. Show! Sr. Facebook se saiu bem nessa!

Por falar em BFF, achei que o Morcegão e o Homem de Aço viraram amiguinhos bem rápido. E o motivo que levou o Superman a comprar a briga proposta pelo Sr.Facebook? Tipo, ele estava com a mãe dele, ok, mas pera...estamos falando de um super herói, ele simplesmente aceitou e pronto, foi lá brigar com o Batman. Oi? Fácil não? Na próxima, fica a dica, sequestrem logo a mãe do super herói que ele fica na sua mão!

Bom, ai teve o tal do embate que dá nome ao filme e....e....sei lá, se resolve em uma sequência que achei meio sem sal, muito rápida, eles mais destruíram as coisas que de fato 'disputaram'. E o Batman ficou meio hipnotizado ao escutar o nome da mãe dele (que ó, a coincidência da vida) tem o mesmo nome da mãe do Homem de Aço e aí ele resolve assim, do nada, ir salvar a mãe do mais novo melhor amigo de infância. Hum...

Outra coisa que fiquei me perguntando: pq apresentaram de forma tão rápida e assim, meio solta, sem explicar a que veio, o Flash (não me conformo de não ser o mesmo ator do seriado) o Ciborgue e  o Aquaman?

Sei que alguns momentos podem até ser explicados, principalmente pelos fãs dos quadrinhos e que para mim ficam como falhas grotescas, como: Qual a relação do sangue do Sr. Facebook com o ET que gerou o ser grotesco do final? Pq não apresentaram a história do Superman como fizeram com o Batman, que mais uma vez tem que mostrar a morte dos pais dele? Enfim...deixo isso pros fãs de carteirinha.

Para mim os grandes destaques do filme foram: a entrada da Mulher Maravilha e a interpretação do Jesse Facebook Eisenberg (sempre gostei do Lex Luthor, achava ele um vilão maquiavélico, doido e divertido!). 

A grande decepção foi mesmo o embate entre Batman e Superman, na verdade nem só o embate mas o que os motivou a brigar e parar de brigar, foi patético.

Minha nota? 6

Ano que vem tem filme da Liga da Justiça e da Mulher Maravilha, vem coisa boa por aí, mas espero que um pouco mais lógico e arrumado que esse. Por enquanto, continuo gostando mais dos filmes da Marvel (que tem humor e ação na dose certa!). 

quinta-feira, 24 de março de 2016

Zootopia e cinema com criança pequena.

Zootopia (para assistir o trailer clique na imagem acima)

Ois!


Ontem foi dia de cinema com a criançada aqui de casa, sim sim salabim, fui pro cinema com marido e meus dois filhos. O meu caçula (2 anos e 8 meses) fez sua estreia nas salas de cinema. O filme escolhido? Zootopia, a nova animação da Disney/Pixar.

Um fator importante nesta estreia do meu pequetito foi a escolha do filme, antes de irmos mostrei o trailer do filme pra ele, fui destacando os bichos que já eram conhecidos e vi que meu filho ficou bem empolgado com o que viu, mas era um trailer né? Apenas alguns minutos....ficar sentado assistindo um filme inteiro, em uma sala escura é que era meu grande receio.

Em casa ele assiste filmes tranquilamente conosco. Já assistiu os 3 filmes do Toy Story, Frozen, Divertidamente, Tarzan, Alladin, Rei Leão...enfim, já tem uma certa "bagagem" de filmes, mas todos em casa, no sofá, brincando com a irmã, parando de vez em quando...totalmente diferente do que seria a experiência no cinema.

Outro fator importante foi a escolha do horário. Optamos por uma sessão mais tarde, depois da sua soneca , assim ele estaria sem sono e não viria me pedir pra mamar no meio da sessão (sim, o pequeno ainda mama! rs). Ok, avisamos pra ele que iríamos ao cinema e ele, sem entender o que seria isso direito, repetiu pra irmã: "Bora pro xinema!".

Compramos os ingressos e ficamos dando uma volta no shopping, pouco antes de começar fomos comprar a pipoca. Com a pipoca e a água em mãos fomos pra sala de cinema. Ele sentou ao meu lado e minha filha ao lado do pai, no início os dois queriam sentar juntos mas imaginei que isso pudesse dar confusão pelo meio do caminho e achamos melhor o pai sentar entre as crianças.

Quando as luzes apagaram meu filho foi logo perguntando assustado: "Acabou a luz!", mas logo em seguida começou a abertura que é a mesma dos filmes Disney e ele reconheceu. Não só os fogos (que lembra de ter visto ao vivo e a cores ano passado e sempre que vê comenta conosco) quanto dos outros filmes que já viu por aqui. 

Daí em diante, foi uma tranquilidade só, ele ria, interagia comigo, me mostrava o coelho, o tigre (era uma raposa, eu expliquei, mas não adiantou, rsrsrs, o menino teimava que era tigre, rs...), o elefante, o leão, o touro...enfim...foi reconhecendo os bichinhos e o que acontecia com eles: "Caiu, tá triste, tá chorando, tá rindo..." e também me fez várias perguntas: "O que é isso? Que bicho é esse? Que barulho é esse?"

Ainda estava preocupada com o efeito pipoca. Acabou a pipoca, acabou a empolgação e vamos embora. Ele me surpreendeu: a pipoca acabou no meio do filme e meu filho ficou direitinho e quietinho até o final, quando acabou o filme virou pro pai: "Acabou o filme papai. Bora descer!". 

O filme? Bom, não é dos melhores da Disney, mas é bem divertido, acho que mais para os adultos e para as crianças maiores que para os pequenos, mas é bom...bem colorido e com personagens fofos! 

A nota do filme? 8.
Da experiência de ir para o cinema com meus pequenos: 10.

Já quero outro filme fofo pra levar os dois comigo....amei, amei, amei! 

terça-feira, 22 de março de 2016

Viagem internacional: cuidados básicos.


Olá!


Em outro post falei sobre como organizo minhas viagens em família (leia clicando aqui) e prometi um post falando especificamente de destinos internacionais, dos cuidados que tal organização exige. Vamos lá?

As preocupações de uma viagem, seja ela nacional ou internacional, são semelhantes como a definição de destino, tempo de viagem, época do ano e a pesquisa, compra das passagens etc Contudo, existem detalhes que precisam ser verificados quando você pretende sair do país.

1. Passaporte ou RG?

Para viajar dentro do Mercosul não é necessário o passaporte, basta viajar com seu RG (inclusive para crianças), mas vale frisar que a identidade deve estar com a foto visível e a data de emissão não pode ultrapassar 10 anos

Caso não tenha passaporte, clique aqui para ler as informações necessárias para emitir o seu. Atualmente o valor para a emissão é de R$ 257,25. 

2. Precisa de visto?

Para as viagens dentro do Mercosul, não existe necessidade de visto (lembre-se que pode viajar somente portando o RG), porém existem países que exigem o visto e são criteriosos para que ele seja emitido, como é o caso dos Estados Unidos. Falei sobre a emissão do visto americano em um post antigo (cliquem aqui para ler). 

Se o seu destino é a Europa, é um pouco mais tranquilo o processo, pois a maioria dos países fazem parte do Espaço Schengen que é um tratado de livre circulação de pessoas, permitindo que você possa transitar entre os países que fazem parte dele sem necessidade de visto, somente do passaporte válido. Vejam a tabela abaixo, feita pela Folha de S.Paulo (valores de 2013).


O Canadá está em processo de "liberação de visto" para brasileiros com visto americano válido, porém ainda não está em vigor essa liberação (o blog 'Fazendo as malas' fez um post sobre isso, clique aqui para ler).

3. Seguro saúde

Por mais que alguns sites afirmem que não é algo primordial em viagens internacionais, acho mais coerente e seguro fazer. Principalmente se viajar com crianças. Caso alguém passe mal durante a viagem, o seguro viagem poderá ser acionado e os custos com atendimento, hospital etc será por conta do seguro. 

É uma garantia maior para a família e para a imigração que saberá que você não vai "dar problema se adoecer" dentro do país deles. Os valores gastos com hospital, nos Estados Unidos, por exemplo, são altíssimos - não compensa arriscar pagar esse valor lá, podendo já ir com seu seguro viagem que cobre essas despesas médicas. Pense nisso!

Existem várias empresas/agências com a qual pode fechar, procure a que sentir mais confiança e inclua este gasto no seu orçamento. Alguns cartões de crédito já oferecem esse serviço, verifique com a operadora do seu.

4. Precisa tomar vacina?

A vacina contra a febre amarela é a mais exigida em viagens para fora do Brasil, porém somente em alguns destinos. Para conhecer que países exigem essa vacina e o procedimento necessário para a expedição do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), clique aqui.

5. Câmbio para a moeda local.

Bom, aqui vem a parte financeira da viagem. Sempre, sempre mesmo, tenha dinheiro em espécie. 

Acho prudente também um cartão internacional (liberado para uso no país de destino), para eventualidades e para caução em aluguel de carros, por exemplo. Mas....por favor, lembre-se do IOF (aquela taxa "linda" de 6,38%) e que sua compra estará sujeita a variação cambial viu? 

O Ricardo, do site Viaje na Viagem, fez um super post sobre o assunto, confira clicando no link a seguir: Dinheiro para viagem: que moeda levar? Quando usar cartões?

6. Idioma.

Se o seu destino é conhecer o Mickey lá em Orlando, nos Estados Unidos, vá tranquilo! A Florida é o estado com mais brasileiros na terrinha do Tio Sam. Miami e Orlando você vai ouvir bastante português e espanhol, e nos pontos turísticos (como os parques) sempre tem alguém para ajudar ou um funcionário que fale português. A dica vale para qualquer idioma: aprenda algumas palavras básicas no idioma: Obrigada, Quanto custa?, Onde fica? etc.

Ah, mas você quer ir pra Europa e só fala português, ai o que eu recomendo, capriche na linguagem internacional: a mímica. Dá pra se virar bem, sabendo o básico de inglês (ou de espanhol) em cidades turísticas como Paris e Roma, por exemplo. 

Destinos como a América do Sul, onde o espanhol é a língua mãe, vá tranquilo também, basta pedir para "Hablar más despacio" (Falar mais devagar) que será possível a compreensão. Espanhol e português são idiomas semelhantes, mas existem algumas pegadinhas e é legal saber quais são para não cair nelas - porém, se o destino for cidades bem turísticas como Buenos Aires (por exemplo), vá despreocupado muitos compreendem português por lá! ;)

Existem aqueles livrinhos com as palavras básicas em alguns idiomas, eles podem te ajudar a ficar mais seguro. 


7. Embarque Internacional.

Diferente do embarque nacional, quando o destino de sua viagem é fora do país é necessário estar no Aeroporto 3 (três) horas antes do embarque. Programe-se para isso! 

Lembre-se de estar com tudo impresso e separado, pois pode ser solicitação na imigração: voucher do hotel que vai ficar, passagem (ida e volta), seguro viagem etc.

- Voos com conexão antes do destino final

Quando for procurar sua passagem e só encontrar voos com conexão (exemplo: o destino final é Porto e o voo faz uma conexão em Lisboa), de preferência para conexões um pouco maiores (de 2 horas por exemplo) para que dê tempo de passar na imigração e não ter que fazer nada correndo.

8. Remédios.

Quem viaja com crianças este é um tópico importante. Leve, na mala despachada, remédios básicos (para dor de barriga, febre, dor etc - consulte o pediatra de seu filho que ele poderá lhe orientar corretamente) e na mala de mão leve somente o básico (um remédio para dor, por exemplo) - porém fique atento, o conteúdo do remédio (ou de qualquer outro líquido) para embarque não pode ultrapassar os 100ml, caso contrário não poderá levar e terá que deixar na sala de embarque do aeroporto (já vi cada absurdo tentando ser levado...rs).


9. Segurança

Tome cuidado, o mesmo que tomaria aqui no Brasil. Lembre-se que você é turista, está em um país que não conhece, em cidades que não sabe exatamente como funcionam (que rua pode entrar, até que horas é tranquilo ficar na rua), enfim. 

Leve sempre com você o telefone (e endereço) da Embaixada (ou Consulado) Brasileiro (clique aqui para saber os endereços) e leve também uma cópia de seu passaporte (e demais documentos importantes, como o seguro viagem).

De resto, boa viagem e divirta-se!


segunda-feira, 21 de março de 2016

Cruzeiro da Disney: Disney Dream (parte I) - editado

[Editado]


No sábado (19,03), a Angélica mostrou no programa 'Estrelas' (clique aqui para ver) o Disney Dream, que é um dos navios do Disney Cruise Line, que foi o que fizemos ano passado. Resolvi resgatar o post e dar um up para ajudar quem ficou com vontade de ir...





Olá!


Hoje vou falar de algo que é, literalmente, um sonho: Disney Dream - um dos navios dos cruzeiros da Disney. Sempre sonhei em fazer um cruzeiro, mas não me identificava com o perfil dos cruzeiros 'normais'...até uma amiga me indicar os da Disney. Ai pirei! Fui logo pro site e pirei quando vi tudo que o navio oferece. Conversei com o marido e ele topou realizar esse sonho. 

No início a ideia era comemorar o aniversário de casamento a bordo do Disney Cruise, mas mudamos a data da viagem e antecipamos o cruzeiro e com isso tivemos uma grata surpresa que vou contar em outro post...

Neste post vou falar de uma forma geral sobre o cruzeiro, nos outros dois falarei dos dias mágicos que passamos a bordo do navio do Mickey.

CRUZEIRO DISNEY
Sim, existe uma empresa a Disney Cruise Line (DCL) que é responsável pelo cruzeiro mais mágico e lindo do mundo! Existem 4 navios: Magic, Wonder, Fantasy e o Dream. Cada um com uma rota diferente. Existem cruzeiros de 3, 4, 7 e até 14 dias. Eles partem de vários lugares (inclusive da Europa), o site é todo em inglês mas é bem fácil de navegar. Clique aqui para conhecer mais sobre o DCL. Importante ressaltar que, diferente de outros cruzeiros, no DCL não existe cassino. É totalmente voltado para a família!

COMO RESERVAR?
Algumas pessoas vendem os pacotes do Disney Cruise (como a Luciana), ela dá toda assessoria e auxilia em todos os processos. Nós optamos por comprar diretamente no site Disney Cruise

Comprando pelo site (assim como com a Luciana) você tem como "parcelar" o pagamento. Basta entrar todo mês no site e ir amortizando o valor total, até a data definida (normalmente 3 meses antes do embarque) precisa estar tudo pago. 

Fechamos o nosso com o seguro do próprio DCL, já ouvi falar que é desnecessário, mas honestamente eu não acho. Ele garante que, em caso de desistência, você receba de volta um percentual (dependendo de quanto tempo falta pra viagem) do que pagou. Imprevistos acontecem, acho válido pensar nessa possibilidade!

Nossa opção foi o seguinte roteiro: Disney Dream (3 dias) - que inclui duas paradas: Nassau (Bahamas) e Castaway Cay (ilha da Disney).

Detalhe importante: De agosto a final de novembro é temporada de furacão na Florida. Os cruzeiros são seguros e toda a tripulação já sabe quando vai enfrentar algum furacão no período da viagem, mas é importante avisar que podem ocorrer mudanças no itinerário para segurança de todos. Falo isso porque vi relatos de pessoas que embarcaram no Dream na época do furacão Joaquim e não pararam em Nassau. É importante analisar tudo isso antes de fechar sua reserva!

CABINE
Como fechamos o cruzeiro com mais de um ano de antecedência pegamos preços bons e optamos pela cabine com varanda: a Deluxe Oceanview Stateroom with Verandah. A Andreza tem um post bem completo onde explica a diferença entre as cabines (clique aqui para ler). 

ESTACIONAMENTO
A Disney oferece transporte para quem é hóspede do complexo e também ônibus saindo de Orlando, optamos por ir de carro. Paramos o carro no edifício garagem do Port Canaveral e você já pode sair daqui com o estacionamento pago (clique aqui para acessar o site do porto). Port Canaveral fica a aproximadamente 1:30 de Orlando.

EMBARQUE
Alguns meses antes da viagem você pode (e deve!) fazer o check-in online no site do cruzeiro. Optamos por escolher o primeiro horário, para entrar logo no navio e aproveitar ao máximo. O embarque foi bem tranquilo e extremamente organizado. Como eu já fui com tudo impresso, minha filha cadastrada no clubinho e com toda a documentação em mãos foi bem rápido.

Como a sua cabine só estará disponível depois de 13h (e sua mala só por volta de 17:00) recomenda-se entrar com uma bagagem de mão com tudo que for necessário para estas primeiras horas. No cruzeiro de 3 dias não existe noite de gala, o traje é informal. Vá tranquilo e vá feliz!


ALIMENTAÇÃO
Toda a alimentação (inclusive bebidas - com exceção de bebidas alcoólicas) estão inclusas. No Cabana's é servido o café da manhã (que você pode solicitar para tomar na cabine) e almoço (sistema buffet) e no deck da piscina existem pequenas lanchonetes servindo pizza, sorvete e outras delícias o dia todo. Difícil é resistir! Saudades do Flo's Cafe!

O jantar é em um sistema diferente. Ainda na reserva você escolhe o horário da refeição (primeiro - 18:30 e segundo 20:30), optamos pelo segundo. Em cada dia você irá jantar em um restaurante diferente, são eles: Animator's Palate, Royal Palace e Enchanted Garden. 

O garçom, o auxiliar e a maitre acompanham você em cada um dos restaurantes. Fomos atendidos (super bem!) pelo Lorenzo (garçom), Hugo (auxiliar e que falava português) e a Mavis (maitre). No jantar o sistema é á la carte e as comidas são simplesmente DIVINAS! Todas. Em todos, claro, existe um menu kids e se nada no cardápio lhe agradar informe ao garçom que eles estão sempre dispostos a ajudar.

De sobremesa pras crianças sempre pedíamos o famoso picolé do Mickey, disponível somente nos parques e nos restaurantes do cruzeiro.

- Gorjeta:
É obrigatória e paga por pessoa (e por dia). Na penúltima noite deixam na sua cabine um papel com os tickets individuais (camareiro e a equipe que atende no jantar) com a sugestão de gorjeta. Se quiser pagar a menos (ou a mais) precisa ir no Guest Relations do navio para solicitar a alteração.O pagamento é obrigatório!


EditadoA Luciana Misura, expert em Cruzeiros Disney fez um super post falando sobre comida no navio (clique aqui para ler).

O QUE FAZER NO DISNEY DREAM?
Muitas coisas! Fora as piscinas e o espaço molhado (Nemo's Reef) existem outras atividades para os pequenos (e também para os adolescentes e adultos).

- Piscinas e Nemo's Reef (Deck 11)
Existe uma norma americana que crianças só podem usar as piscinas se estiverem desfraldadas e isso vale inclusive para a fralda de piscina. Não adianta insistir, não pode entrar mesmo! Para os pequetitos (como meu filho) existe a área do Nemo's Reef. É uma área molhada onde eles se divertem. Fica próxima ao Cabana's.

- Acquaduck
Uma atração fantástica! É uma montanha-russa aquática com uma parte que passa por fora do navio. Prepare-se para filas bem grandinhas, mas vale a pena encarar! (Por isso sugiro o primeiro horário de entrada no navio, você consegue curtir ele sem tanta espera - pegamos 15 minutos!). É MUITO bom!

Vídeo do percuso durante o dia (aqui) e durante a noite (aqui).
Fonte: Site "Dicas da Disney e Orlando" (link na imagem)
- Oceanner Club/Oceanner Lab (Deck 5).
Para crianças de 3 a 12 anos.

Lá existem trilhões de atividades para os pequenos e vários monitores (no nosso tinham 3 brasileiras). Adultos não entram (somente no open house - explico no próximo post) e para pegar seu filho depois precisa dizer uma senha (cadastrada online ou no guichê do Club antes do embarque) e somente as pessoas autorizadas (tem foto nossa!) podem fazer. Bem seguro mesmo! Minha filha foi todos os dias pra lá, aliás, ela só saiu para almoçar, jantar e dormir! rs 

- It's a small world nursery (Deck 5)
Berçário para crianças de 0 a 3 anos. É pago a parte e por hora. O sistema de segurança para entrada e saída é o mesmo do clubinho. Lá eles oferecem as refeições e lanches. Nosso filho foi 2 vezes. Adoramos o cuidado e carinho que tiveram com ele!

Para os adolescentes existe o Edge (11 a 14 anos) e o Vibe (14 a 17 anos). E para adultos existe uma área própria, com piscina e restaurantes (onde só entram adultos).

Piscina da área adulta. 
Isso sem falar nos shows, as festas (vou falar delas em outro post) na área de Sport e Fitness, no SPA etc. É um navio enorme e cheio de atividades.

E OS PERSONAGENS, APARECEM?
SIM!!! E aqui é uma grande oportunidade pra encher o caderninho de autógrafos e fazer muitas fotos! Mickey, Pateta, Minnie, Pato Donald e Margarida aparecem em determinados momentos (confira no Navigator horário e local das aparições). 

Outros personagens que você pode ver no Dream: Tico e Teco, Capitão Jack Sparrow, Princesa Sofia entre outros. As princesas Disney  também aparecem por lá (para elas precisa fazer uma reserva - 0800! - logo que você entrar no navio!)

PARADAS
Em nosso itinerário (que pode mudar caso aconteça alguma situação meteorológica que coloque em risco a segurança do navio) as paradas foram: Nassau e Castaway Cay, a ilha privativa da Disney. 

Ao descer em Nassau leve seu passaporte (lembre-se que estará entrando em outro país). Na ilha da Disney já não é necessário, se quiser pode deixar no cofre da cabine. E não precisa tomar nenhuma vacina para visitar Bahamas. Falarei desses dois momentos em outro post.

COMPRAS
No navio existem várias lojinhas vendendo desde jóias a pins e buttons. Tem de tudo, para todos os bolsos. Os preços das lembrancinhas, de uma forma geral, tem o mesmo valor dos parques. A diferença é que lá existe a possibilidade de comprar produtos exclusivos DCL. Impossível fazer o cruzeiro e não comprar nem que seja um pin não é? Ah sim, não aceitam dinheiro, somente cartão de crédito! (Falando nisso lembre-se de liberar seu cartão para uso em Bahamas também viu?)


DESEMBARQUE
Na volta de Castaway Cay você receberá a etiqueta para identificar suas malas, formulário de imigração (lembre-se que você saiu dos EUA e foi para outro país - Bahamas) e todas as informações para seu desembarque. As malas devem ficar na porta da cabine até 22 horas, por isso separe tudo que vai usar para sair do navio e se organize para não passar desse horário!

Etiqueta para identificar a mala. Essa foto é do blog da Andreza, mas a nossa era idêntica.(Fonte: Site da Andreza Dica e Indica - link na foto)
No dia da saída do navio (snif!) você vai tomar café no mesmo restaurante que jantou na noite anterior. Se você tiver um cartão de crédito vinculado a sua conta é só pegar a mala de mão, fazer as últimas fotos e sair. A retirada da mala é em um setor identificado com o personagem da etiqueta. Depois disso os procedimentos são passar pela imigração e alfândega

Nesse momento vão todos calados...rsrsrs...acho que ninguém queria deixar o navio!
MINHA MAIS HONESTA OPINIÃO

Simplesmente PERFEITO! Se existe algo mais mágico que o Disney Cruise eu desconheço! O silêncio na fila pra sair do navio dizia tudo, rs, acho que ninguém queria deixar aquele sonho. Já penso em fazer outro (Rumo ao Silver!!!). É lindo, tudo muito, muito, muito lindo! Sou completamente APAIXONADA pelo Cruzeiro Disney! Se eu tivesse que escolher entre os parques e o navio, fico com a segunda opção, sem sombra de dúvidas!

SUPER indico! É exatamente como o nome do navio diz: um sonho!

Leia mais:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...